top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Única sapucaia de Goiânia completa 75 anos e apresenta florada avermelhada e rosa

Árvore exótica está localizada na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).

A árvore tem aproximadamente 75 anos — Foto: Paulo José

A única sapucaia da capital completa 75 anos, e está com a folhagem totalmente rosa-avermelhada. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) explica que a árvore exótica é um tipo de espécie que exige espaço amplo e, portanto, não pode ser plantada em calçadas, ruas e avenidas. Suas folhas mudam de cor, tornando-a mais bela neste período do ano. A sapucaia está localizada na Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA).


A bióloga da Amma, Wanessa de Castro, detalha que a sapucaia de Goiânia atrai as pessoas por ser a única na cidade, em fase adulta. A espécie é comum no Norte do Brasil, e em regiões de Floresta Pluvial Atlântica. “Acreditamos que ela foi plantada ainda na construção da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura, para embelezar o lugar”, explica.


De acordo com a bióloga, a sapucaia é um nome de origem tupi. “Esse nome vem da junção de ‘sa’, ‘puca’ e ‘ia’ que significa olho que se abre e cabaça, respectivamente, pelo fato de o opérculo do fruto, quando aberto, parecer um olho”, conta Wanessa.


“Goiânia possui árvores que são marcas do nosso meio ambiente, responsáveis por alimentar todo um ecossistema e garantir a qualidade do ar em meio à poluição”, diz o presidente da Amma Goiânia, Luan Alves.


A sapucaia é uma espécie que garante alimentos para pássaros, por conta da castanha produzida. É um alimento rico em nutrientes e de característica oleaginosa e adocicada. Em Goiânia, a Amma prepara mudas da espécie para que sejam plantadas em locais adequados.


“É uma árvore resistente, e por essa característica exótica indicamos o seu plantio em áreas que sejam amplas, e que, além de colaborar com a recuperação da vegetação, permitirá ainda mais o seu embelezamento”, conta a bióloga.

Kommentare


Publicidade

Publicidade

bottom of page