top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

41 pets doados e mais de 60 vacinados na feira de adoção em Goianésia

Cerca de 300 pessoas passaram pelo local, que teve ainda outro evento paralelo, o Dia do Pet Feliz

60 anumais foram vacinados na feira de adoção, em Goianésia
60 animais foram vacinados - Foto: Ascom/Goianésia

41 animais, sendo 33 cães e oito gatos, recolhidos de situação de abandono nas ruas, foram doados na feira de adoção do Projeto Adote um Amigo, realizada na manhã de ontem (22/5), pela Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, no Centro Desportivo Mário Divino Celestino “Marão”.


Também foram aplicadas mais de 60 vacinas antirrábicas, mediante parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe formada pela técnica de enfermagem Maria Josilene Carvalho, a Josy, e sete agentes de endemias.


Dos 40 animais colocados para doação pelo Departamento Animal da Prefeitura, 22 foram doados, sendo 14 cães e oito gatos. Os outros 19, todos cães, igualmente resgatados das ruas, foram doados pela Associação Protetora dos Animais de Goianésia (Aspago), que dividiu espaço no local.


Cerca de 300 pessoas passaram pelo local, que teve ainda outro evento paralelo, o Dia do Pet Feliz, realizado pela AgroPop, que tem loja em Goianésia, e parceiros distribuidores de produtos animais. Teve espaço kids, com brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças; SOS Penteado; Exposição de Rações e Petiscos; e sorteios de brindes.


O prefeito Leonardo Menezes e os secretários André Wenceslau (Meio Ambiente), Tarcísio Lima (Esporte, Juventude e Lazer) e Elisandra Carla Menezes (Educação) prestigiaram o evento, além do coordenador municipal de Endemias, Jefferson Pereira Siqueira, que garantiu o apoio de parte de sua equipe à vacinação dos pets, atendendo à solicitação da coordenadora de Imunizações, Ana Karla Faquini.


O técnico de assistência em celular, Cícero Eduardo, acompanhado da esposa, Rosa Helena, aproveitou para levar Tobe e Babi, vacinados contra a raiva. Ele aprovou a iniciativa.


“Foi rapidinho, não demorou nem 30 segundos para vacinar os dois. O que vi aqui foram pessoas prestativas, muita gente dedicada e bom atendimento”, disse Cícero, que observou ainda muitas pessoas visitando os espaços no ‘Marão’, cuidando dos seus pets e crianças se divertindo no Espaço Kids.


A coordenadora do Departamento Animal avaliou “um sucesso” o evento deste domingo e manifestou gratidão a todos que participaram. “Agradecemos, em nome do senhor prefeito, Leonardo Menezes, e do secretário André Wenceslau, a todos os que compareceram, que compartilharam e que colaboraram de alguma forma. Trouxemos 40 pets, 22 deles foram doados, fora os 19 doados pela Aspago. Foi um sucesso”, avaliou. “São animais resgatados das ruas agora entregues a um novo lar.”


Mírian Ramalho disse já estar pensando na realização das próximas feiras de adoção, a fim de que outros pets, sob a guarda de seu departamento ou da Aspago, tenham um novo lar e tutores que de fato cuidem dos cãezinhos e gatinhos.


“Agradecemos a todos os parceiros: as secretarias de Saúde, que fez a vacinação antirrábica; de Cultura, através da Lorrane Silva; e de Esporte, Juventude e Lazer; também à Aspago, da professora Tatiana Márcia, que apresentou o projeto para a população e une força conosco no combate ao abandono de animais. Nossos agradecimentos a todos”, encerrou Mírian.


Dia do Pet Feliz

O numeroso público que compareceu ao Centro Desportivo Mário Divino Celestino “Marão”, na manhã deste domingo, viu um evento realizado por vários parceiros e, por isso, de grande movimentação no lugar: a Prefeitura, com a sua feira de adoção, vacinação antirrábica e recebendo possíveis denúncias de abandono de animais; a Aspago, também com a doação de seus pets; e a AgroPop, com o Dia do Pet Feliz.


No evento da AgroPop, a programação teve início às 6h, com Pedal Pop, que teve a participação de cerca de 40 ciclistas, percurso de 40 quilômetros pela Trilha do Cerradinho, saída do Portal da Cidade e chegada no Centro Desportivo “Marão”; seguida da Corrida Pop, corrida de rua com 20 corredores, percurso de 6 quilômetros e saída do “Marão”; alongamento para esses esportistas; apresentação da Associação Esportiva Goianésia (AEG), do Professor Taffarel, com cachorrinhos nos colos das crianças, para incentivar a adoção dos pets abandonados; apresentação de dança do Projeto Dança para Todos, da Secretaria Municipal de Educação; Bênção dos animais, pelo padre Marcélio Fernandes de Godoy, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; e Desfiles de Pets, fantasiados, de grande e de pequeno portes, e respectivas premiações.


“Nós temos uma frase criada para este evento: ‘Queremos te contar um segredo: bem-estar é... se exercitar, beber água e ter um pet para amar’. Pensamos envolver todas essas pessoas, do esporte, do ballet, as que gostam dos cachorrinhos, dos gatinhos, para que tivesse esse ambiente de convivência para as pessoas e os pets”, disse Aline Salgado, da AgroPop.


“A ideia é, além de cuidar dos cachorros, cuidar das pessoas. Por isso, o Dia do Pet Feliz, para fazer toda essa integração dos donos dos pets, das pessoas que amam os animais e de todos os fornecedores que vieram de Goiânia, a fim de proporcionar esse ambiente fraterno entre as pessoas”, completou Aline.


Sobre a Aspago, a sua presidente, Tatiana Márcia, que também coordena o Dança para Todos, da Prefeitura de Goianésia, explicou os objetivos da associação e do projeto no evento, alcançados dada a junção de esforços e parcerias.


“A Aspago é uma associação em prol dos animais de Goianésia. Viemos divulgar a iniciativa, que visa trabalhar em parceria com o Canil de Goianésia e outros defensores de animais para tentar diminuir o sofrimento dos nossos animais de rua”, disse Tatiana Márcia. “E trouxemos as nossas bailarinas, para essa linda apresentação, que abrilhantou ainda mais o evento, aqui representando as quase 300 crianças do Projeto Dança para Todos, da Secretaria Municipal de Educação”, concluiu.

Comments


Publicidade

Publicidade