top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Aparecida de Goiânia recebe prêmio por evolução em saneamento

Evolução no tratamento de esgoto e investimentos em saneamento são reconhecidos com prêmio "Casos de Sucesso & ESG"

Aparecida de Goiânia recebe prêmio por evolução em saneamento
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida

Aparecida de Goiânia recebe nesta quarta-feira (09/8), o 7º Prêmio "Casos de Sucesso & ESG", promovido pelo renomado Instituto Trata Brasil (ITB), uma organização da sociedade civil comprometida com o avanço do saneamento básico e a preservação dos recursos hídricos no Brasil.


O Prêmio reconhece as cidades e concessionárias que se destacaram ao investir em saneamento básico, considerando sua evolução ao longo do tempo. Nesta edição, Aparecida de Goiânia será laureada na categoria "Melhores Evoluções em Tratamento de Esgoto". Essa categoria destaca as três cidades que mais progrediram no serviço de tratamento de esgoto entre os anos de 2012 e 2021.


O prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, serão os agraciados com o Prêmio "Casos de Sucesso & ESG", em uma cerimônia que ocorrerá na renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV), na cidade de São Paulo (SP).

Secretário de Infraestrutura, Mário Vilela; presidente da Saneago, Ricardo Soavinski e prefeito Vilmar Mariano - Foto: Rodrigo Estrela

Crescimento Sustentável em Saneamento

O reconhecimento recebido pela cidade é fruto de um esforço contínuo e dedicado à melhoria das condições de saneamento básico. A Aparecida de Goiânia apresentou um impressionante avanço de 51,83 pontos percentuais no Índice de Esgoto Tratado Referido à Água Consumida, de acordo com a análise realizada pelo renomado Instituto Limpa Brasil.


Os dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) revelam uma evolução notável: em 2012, apenas 22,29% do esgoto da cidade era tratado, enquanto em 2021, esse índice saltou para 74,12%. Essa trajetória de crescimento é um testemunho do comprometimento da cidade em promover o saneamento e a proteção dos recursos hídricos.


Ascensão no Ranking do Saneamento

O destaque de Aparecida de Goiânia não se limita apenas à sua evolução no tratamento de esgoto, mas também é evidenciado por sua performance no Ranking do Saneamento. A cidade galgou posições significativas nos últimos anos, passando da 77ª colocação em 2017 para o 52º lugar em 2022, de acordo com a 15ª edição do Ranking do Saneamento, elaborado pelo Instituto Trata Brasil e GO Associados.


Esse avanço notável coloca Aparecida de Goiânia entre os maiores municípios do Brasil que conseguiram superar suas posições mais baixas no ranking de saneamento ao longo da última década. A cidade exibe atualmente índices admiráveis de atendimento à população, com 79,19% das residências com acesso a água potável e 58,69% do esgoto tratado.


Investimentos que Impulsionam o Futuro

A transformação do cenário de saneamento em Aparecida de Goiânia é resultado de investimentos significativos e de visão estratégica. Nos últimos quatro anos, mais de R$ 500 milhões foram alocados para a expansão do esgotamento sanitário na cidade, conforme dados da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).


Esses recursos viabilizaram a implementação de mais de 600 quilômetros de redes coletoras de esgoto e milhares de novas conexões residenciais. Graças a esses esforços, a cobertura de esgoto na cidade saltou de aproximadamente 30% em 2018 para mais de 70% em 2022.


As projeções são ainda mais ambiciosas, com a previsão de alcançar 100% de cobertura de esgoto até dezembro de 2024, superando inclusive o prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020). Esse desempenho notável também foi impulsionado pela decisão estratégica do ex-prefeito Maguito Vilela de autorizar a subdelegação do serviço de esgoto, gerando benefícios substanciais para a população local.

Prefeito Vilmar destaca avanço em esgotamento sanitário - Foto: Divulgação

Futuro Promissor: Novos Investimentos em Vista

O compromisso de Aparecida de Goiânia com a melhoria contínua do saneamento básico está prestes a receber outro impulso significativo. Em maio deste ano, um contrato de financiamento no valor de R$ 728 milhões foi assinado entre o prefeito Vilmar Mariano e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Esses recursos serão destinados à conclusão de obras vitais para a coleta e tratamento de esgoto, bem como intervenções na rede de esgotamento sanitário.


A previsão é que a cidade receba a implantação de quase 900 quilômetros de rede coletora de esgoto, além de outras melhorias substanciais na infraestrutura. A expectativa é que essa iniciativa beneficie diretamente 137 mil habitantes, com destaque para famílias de baixa renda que serão contempladas com ligações intradomiciliares sem custo.

Opmerkingen


Publicidade

Publicidade