Lindolfo Farias, de 32 anos, é tricampeão mundial no kickboxing e o 16º melhor atleta do mundo na modalidade; ele foi o primeiro atleta goiano a competir no European Cup Karlovac Open em fevereiro deste ano e voltou de lá com medalha de prata
Na última semana, o atleta canedense de super peso pesado no kickboxing, Lindolfo Farias, de 32 anos, conquistou o segundo lugar no campeonato European Cup Karlovac Open, um dos maiores eventos de kickboxing da Europa, realizado na Croácia. O título é inédito em Goiás.
Lindolfo faz parte da seleção brasileira de kickboxing e representou o país ao lado de outros 10 atletas do Brasil e outros 2.700 de 31 países.
“Foi uma emoção muito grande porque até os últimos segundos eu achei que estava perdendo a luta, mas voltei pra casa com a medalha de prata. A alegria é ainda maior porque foi a primeira vez que um atleta goiano participa da competição e conquista esse título”, comemora Lindolfo Farias.
Três vezes campeão mundial e considerado o 16º melhor atleta do mundo na modalidade, Lindolfo já conquistou mais de 200 títulos, entre eles, municipal, goiano e brasileiro. Agora ele se prepara para participar do circuito Copa do Mundo em novembro deste ano, na Turquia.
“Esse título é muito importante porque abre portas para eu ir para o circuito da Copa do Mundo, que terá várias etapas. Essas competições são importantes porque contam pontuação para o ranking mundial”, comenta.
De aluno da iniciação esportiva, a professor e atleta com destaque mundial
Lindolfo lembra que o esporte começou cedo na sua vida, aos seis anos de idade. Na época, ele começou a treinar karatê. Anos mais tarde, ele decidiu aprender kickboxing. Ainda segundo o atleta, as conquistas e vitórias iniciaram cedo.
“A minha primeira medalha eu ganhei enquanto treinava para o karatê quando eu tinha entre seis e sete anos de idade. Eu lembro que não tirei ela do pescoço por uma semana. Anos depois, comecei no kickboxing e me encontrei”, relata.
O atleta canedense lembra ainda que fez parte da iniciação esportiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) e anos mais tarde teve a honra de ser professor para os alunos mais novos.
“Eu fui aluno da iniciação quando começou o projeto. Aos 16 anos, me tornei professor voluntário e fiquei sendo voluntário por cerca de três anos até ser contratado como professor, onde ministrei e treinei centenas de alunos por mais de 10 anos”, conta Lindolfo.
Ainda de acordo com ele, ao longo de uma década como mestre, ele teve a oportunidade de ver seus alunos conquistando grandes títulos.
“Tenho aluno campeão goiano, campeão brasileiro e até mesmo campeão mundial. Conquistar muitos títulos é muito bom, mas é muito mais gratificante ser professor e ver os alunos colocando em prática o aprendizado e indo além”, salienta.
Investimento da Prefeitura no esporte foi fundamental para as conquistas
Lindolfo aproveita ainda para agradecer o apoio da Prefeitura de Senador Canedo no esporte e ressalta a importância do incentivo nas suas conquistas.
“Eu quero agradecer em especial ao prefeito Fernando Pellozo, que vem me apoiando não só nesta competição, mas em todas as outras. Somente nesta gestão eu conquistei três títulos brasileiros, um vice sulamericano, um terceiro lugar no sulamericano e três terceiro lugar no pan americano”, comenta.
Ele completa dizendo ainda que Senador Canedo “é a melhor cidade para se viver. Aqui temos um prefeito que se preocupa mesmo com o esporte e investe”.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano do Esporte, Senador Canedo vem crescendo no cenário esportivo graças aos investimentos feitos nos últimos anos. Ele conta ainda que o município pretende investir ainda mais nessa área.
“Para nós, é muito gratificante ver nossos atletas indo tão longe e percorrendo milhares de quilômetros para trazer pra casa um título tão importante e relevante para a cidade e o estado de Goiás. Isso reforça o apoio que a atual gestão tem dado para essa área e a nossa meta é continuar investindo ainda mais para abrir portas para outros atletas tanto da iniciação esportiva quanto os profissionais”, ressalta.
Comments