top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Bancos de sangue terão funcionamento especial no feriado da Proclamação da República


Rede Estadual de Hemocentros conta a solidariedade dos goianos para ampliar estoque de sangue — Foto: Idtech

Estoque da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) registra déficit de 20% e diretoria reforça pedido para população comparecer a uma das nove unidades, na capital e interior, na segunda-feira


Com a chegada das férias e das festas de fim ano, quando muitas pessoas viajam, o Governo de Goiás reforça as campanhas com pedidos de doação de sangue em Goiânia e no interior. Para garantir a manutenção do estoque de sangue das 222 unidades de saúde atendidas em Goiás, a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) terá horário de funcionamento especial durante o feriado da Proclamação da República.


Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador funciona neste sábado (12/11), das 8h às 12h; na segunda-feira (14/11), das 8h às 18h, fecha na terça-feira (15/11) e retoma o atendimento normal na quarta-feira (16/11). No interior, as unidades estarão fechadas no sábado e na terça-feira, mas funcionarão normalmente na segunda-feira, das 8h às 18h.


Segundo a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, o déficit atual do estoque é de 20%. Ela ressalta que a colaboração dos voluntários é essencial para atender a demanda, que tende a aumentar neste período. “Muitas pessoas vão aproveitar o feriado prolongado para descansar e visitar familiares em outras cidades, e com esse aumento do fluxo de carros nas estradas, há também um aumento do número de acidentes”.


O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) funcionará no sábado, de 7h às 12h30, e na segunda, das 8h às 18h, não realizando coletas na terça-feira.


Quem pode doar

Denyse lembra que para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.


Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Antes de sair de casa, é importante que o voluntário faça o agendamento da doação de sangue pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.


Serviço

Onde doar: Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Av. Anhanguera, Nº 5.195, Setor Coimbra), em Goiânia e unidades da Rede Hemo no interior do Estado – Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu.


Comentarios


Publicidade

Publicidade