top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Câmara de Goianésia abre a programação de aniversário da cidade com homenagem à família do fundador

Os vereadores prestaram homenagens com entrega de títulos aos filhos do casal Laurentino e Berchiolina; também foi lançado a segunda edição de um livro que conta a história da família

Câmara de Goianésia abre a programação de aniversário da cidade com homenagem à família do fundador
João Martins Rodrigues recebe o título de Cidadão Goianesiense - Foto: Divulgação

Abrindo a programação de aniversário da cidade, a Câmara Municipal de Goianésia realizou na noite desta sexta-feira (12/5) uma sessão solene em homenagem a família do fundador. A cidade de Goianésia, fundada por Laurentino Martins Rodrigues, celebra no dia 24 de junho, 70 anos de emancipação política.


Os vereadores prestaram homenagens com a entrega de títulos honoríficos aos filhos do casal Laurentino e Berchiolina, e concederam o título de Cidadão Goianesiense ao senhor João Martins Rodrigues, filho do fundador.


Alunos do Colégio Tera fizeram uma apresentação teatral narrando a história de vida da família de Laurentino Martins e como foi o início da construção do povoado Calção de Couro que, posteriormente, tornou-se a cidade de Goianésia.


"Vendo essa apresentação eu fiquei imaginando quantos daqui teriam coragem que Laurentino teve. Pegar uma mula e desbravar um lugar que era desconhecido, com a cara e a coragem e sem saber o que ia enfrentar pela frente", disse o presidente da Câmara, Múcio Santana, que completou dizendo sobre o orgulho da cidade. "Aqui hoje está a nossa querida Goianésia, uma cidade planejada fundada por Laurentino e hoje é referência para outras cidades do estado de Goiás. Isso é motivo de orgulho para todos nós. Tudo isso graças a Laurentino Martins e sua família."


Em nome da família, Marlene Rodrigues fez um agradecimento pelas homenagens. "Vamos guardar este momento no nosso coração. Tenho certeza que meus irmãos estão muito felizes com essa homenagem", disse Marlene.


Bisneto de Laurentino, o deputado Renato de Castro lembrou da importância da família na história da da cidade. "É impossível falar da história de Goianésia, sem falar da história de Laurentino. Da mesma forma, é impossível falar da história da nossa família sem falar de Goianésia", disse o deputado.


Outro bisneto de Laurentino, o prefeito Leonardo lembrou dos políticos que contribuíram para a história e desenvolvimento da cidade. "Tivemos o previlégio de ter o tio Dikson como vereador; Laurentino como primeiro prefeito; o meu pai José Salvino, Neto de Laurentino, foi vice-prefeito e depois assumiu a prefeitura como prefeito; Renato de Castro também foi prefeito, deputado por duas vezes, vice-prefeito e eu como prefeito atual", lembrou Leonardo.

Família do fundador recebe homenagem na Câmara Municipal de Goianésia - Foto: Divulgação

Lançamento do Livro

Na mesma noite foi realizado o evento de lançamento da segunda edição do livro do autor Adão José Peixoto - "A história de amizade, de companheirismo e de confiança entre Laurentino Martins Rodrigues (Pai), Fundador de Goianésia, e João Martins Rodrigues (Filho).


O livro procura especialmente documentar por meio de suas memórias a relação de admiração, confiança e de companheirismo construída entre ele e seu pai. A obra narra também as dificuldades enfrentadas por Laurentino e sua família na aventura para fundar uma cidade. Nessa aventura João Martins Rodrigues abandona os estudos para acompanhar as atividades de seu pai, num lugar ermo, isolado, sem infraestrutura mínima que possibilitasse conforto: a fazenda Laranjeiras, desmembramento de parte da fazenda Calção de Couro, no município de Jaraguá, em Goiás, local escolhido por Laurentino para abrigar sua família e para fundar um povoado, que logo se transformou na cidade de Goianésia e depois numa das principais cidades e economias do Estado de Goiás graças à persistência de Laurentino, mas também à colaboração de João Martins, que se transformou num apoio, num alicerce para Laurentino.

Comentarios


Publicidade

Publicidade

bottom of page