top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Caiado fortalece Corpo de Bombeiros de Goiás com novos efetivos e projeto de expansão

Em solenidade com os militares, governador elogiou o trabalho e ressaltou os investimentos em infraestrutura, capacitação e pessoal

Caiado fortalece Corpo de Bombeiros de Goiás com novos efetivos e projeto de expansão
Em solenidade de comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, Caiado anuncia a convocação de 600 aprovados do último concurso da corporação para o segundo semestre de 2023 - Fotos: Lucas Diener

O governador Ronaldo Caiado parabenizou o trabalho eficiente de atendimento à população do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), em solenidade, nesta sexta-feira (30/06), em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro. O evento foi na sede do Comando Geral, no Jardim América, em Goiânia.


O chefe do Executivo aproveitou a data para anunciar a convocação, a partir de agosto, de 600 novos bombeiros aprovados no último concurso. O que representa quase 1/3 do efetivo atual. Ele ainda destacou o projeto de expansão da corporação. No último dia 22, o Governo de Goiás deu início ao Projeto Capilaridade, com a inauguração do primeiro Posto Avançado da corporação, em Trindade. Outros 44 novos postos serão construídos em todo o estado até 2026. A iniciativa fez com que os outros 26 comandantes dos bombeiros no Brasil visitassem Goiás para conhecer o projeto.


“O Governo de Goiás é referência em todas as áreas, principalmente em bombeiros militares. A construção desses postos avançados vai dar uma rapidez ímpar, com capacidade de chegar às pessoas em situações emergenciais num curto espaço de tempo. É a modernidade, eficiência e resultado do nosso Corpo de Bombeiros Militar chegando na vida de 7 milhões de goianos, nos 246 municípios”, ressaltou Caiado.


O comandante-geral do CBMGO, coronel Whashington Luiz, explicou que o projeto de expansão chamou a atenção de todo o país. “Todos querem saber o que estamos fazendo aqui, interessados em levar o Capilaridade para o restante do Brasil. Nós estamos fazendo história”, celebrou. O projeto é inspirado no modelo norte-americano, que reduz o quantitativo de bombeiros na área administrativa e concentra esforços na área operacional, com instalações e equipamentos de última geração.


UTI aérea

Outro investimento recente que elevou o patamar do CBMGO, foi a doação de um avião modelo King Air C90, avaliado em R$10 milhões, apreendido de uma organização criminosa pela Polícia Civil. “Está sendo feita a instalação da UTI, para atender não só idosos e adultos, como também crianças em situação de alto risco. A aparelhagem na estrutura interna do avião é pressurizada, o que dá condições para as pessoas chegarem nos hospitais e serem corretamente tratadas. Hoje nós temos uma aeronave compatível com o padrão da corporação”, comemorou o governador.


Com a aeronave, os cidadãos poderão ser atendidos em todas as regiões do estado com mais agilidade. “Com o avião King Air, nós diminuímos o tempo de socorro e qualquer goiano hoje, no lugar mais longínquo, vai estar a 50 minutos de qualquer hospital de emergência.”, salientou o coronel Whashington Luiz.


Dia Nacional do Bombeiro

A data é comemorada oficialmente em 2 de julho, quando o decreto imperial que regulamentou o serviço de combate a incêndios foi publicado, em 1856. Em Goiás, o dia celebrado anualmente com uma série de eventos. Na cerimônia militar, os bombeiros que prestaram serviços relevantes ao Estado receberam a Medalha Dom Pedro II, a mais alta condecoração da corporação, que faz alusão ao patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Durante o evento, o governador foi homenageado pelo Comando Geral com uma machadinha, que representa as ações de sucesso da corporação.

Comentarios


Publicidade

Publicidade

bottom of page