Pacientes de Goianésia e de mais sete municípios, da Regional de Saúde São Patrício II, estão sendo atendidos no Centro de Reabilitação de Goianésia
Teve início na segunda-feira (23/01), o atendimento, em Goianésia, da Carreta Ortopédica do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Mediante agendamento, pacientes de Goianésia e de mais sete municípios, da Regional de Saúde São Patrício II, são atendidos, até sexta-feira (27/01), no Centro de Reabilitação de Goianésia.
Os de Goianésia, município sede da Regional de Saúde, foram atendidos nos dois primeiros dias da itinerância da Carreta Ortopédica do Crer na cidade. Nesta quarta-feira (25/01), é a vez dos pacientes de Barro Alto, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Nesta quinta (26/01), os de Itaguaru e Jaraguá; e na sexta (27/01), de Vila Propício e Santa Rita do Novo Destino.
Em funcionamento desde agosto de 2017, a Oficina Ortopédica Itinerante Terrestre do Crer é a única unidade móvel em operação em Goiás. O Crer a disponibiliza, por meio de um caminhão adaptado, que percorre os municípios goianos levando atendimento à população.
Em Goianésia, o atendimento é mediante parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social, e também da Regional de Saúde São Patrício II. A unidade está instalada na Avenida Contorno, ao lado do Centro de Reabilitação Dayvid A. Alves Nogueira, no Bairro Muniz Falcão.
A secretária municipal de Saúde, Luciana Otoni, e a primeira-dama do município, Eloá Menezes, que é secretária de Promoção Social, participaram da cerimônia de abertura dos atendimentos, na manhã de quinta-feira, acompanhadas dos vereadores Edvaldo da Jalles e Ismael do Gasparino; de servidores das secretarias de Estado da Saúde e das secretarias municipais envolvidas; de líderes comunitários locais; e de membros do Conselho Municipal de Saúde.
Como é
O trabalho da Oficina Itinerante é feito a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.
A Oficina faz parte do programa Viver sem Limites, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás. Todo o atendimento realizado no caminhão é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde.