Conta de luz terá novo aumento em Goiás a partir de 22 de outubro; entenda
- Redação Ogoiás | Goiânia
- 15 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Reajuste afeta principalmente consumidores residenciais, rurais e de iluminação pública
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15/10) um novo reajuste nas tarifas de energia elétrica para os consumidores atendidos pela Equatorial Goiás. A partir do dia 22 de outubro, as contas de luz ficarão, em média, 4,33% mais caras.
Para os consumidores residenciais, rurais e de iluminação pública (baixa tensão), o aumento será de 5,02%. Já os grandes consumidores, como indústrias e grandes empresas que utilizam alta tensão, terão um reajuste menor, de 2,23%.
Entre os principais fatores que influenciaram o aumento, estão os custos de aquisição de energia, componentes financeiros e receitas que a empresa não conseguiu recuperar.
A Equatorial Goiás, com sede em Goiânia, atende cerca de 3,41 milhões de unidades consumidoras em todo o estado. A empresa tem um faturamento anual de aproximadamente R$ 10,32 bilhões, e, assim como em 2023, os consumidores já vinham percebendo um reajuste nas contas, que no ano passado foi de 3,54%.
O reajuste impactará tanto consumidores residenciais quanto empresas, e entra em vigor pouco antes do início do período de altas temperaturas, quando o consumo de energia tende a aumentar.