top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Defesa Civil intensifica ações preventivas durante o período chuvoso em Goiânia

Órgão trabalha em regime de plantão, 24 horas por dia, com três equipes

Defesa Civil intensifica ações preventivas durante o período chuvoso em Goiânia
Defesa Civil de Goiânia trabalha preventivamente antes mesmo da chegada do período chuvoso, monitorando pontos de alagamento e áreas com risco de desabamento, com orientação e alerta à população - Foto: Divulgação

Com a chegada do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), está intensificando as medidas preventivas para garantir a segurança da população.


Robledo Mendonça, Coordenador-executivo da Defesa Civil, destaca a abordagem contínua, não limitada ao período chuvoso: "Durante todo o período de estiagem, a Defesa Civil de Goiânia realiza vistorias e monitoramentos nos pontos sensíveis da Capital."


Com um efetivo de mais de 90 viaturas da GCM distribuídas pela cidade, as equipes monitoram diariamente rios, ribeirões, córregos e áreas de risco. Mendonça explica que o trabalho preventivo inclui colaboração com outras pastas da prefeitura: "A Defesa Civil trabalha de forma integrada com todas as secretarias municipais e demais órgãos de Goiânia."


Ações imediatas são tomadas em dias de chuvas intensas. "Essas obras de drenagem que estão sendo realizadas são de extrema importância, acreditamos que grande parte dos pontos críticos de alagamentos será eliminada, minimizando os riscos", afirma Mendonça sobre as intervenções da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana.


Além disso, o coordenador destaca o Plano Diretor de Drenagem Urbana em fase de elaboração pela Universidade Federal de Goiás como um avanço significativo.


Dicas à população incluem o descarte adequado de lixo, evitar de transitar durante tempestades, não enfrentar ruas alagadas e evitar o estacionamento sob árvores. Em caso de emergência, os números 153 e 193 estão disponíveis para atendimento.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page