top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Em São Paulo, Caiado participa do 15º Encontro de Líderes da Comunitas

Roda de conversa debateu temas como sustentabilidade, parceria público privada e desenvolvimento econômico e social

Em São Paulo, Caiado participa do 15º Encontro de Líderes da Comunitas
Governador Ronaldo Caiado, ao lado de lideranças públicas e empresariais de outros estados brasileiros, durante o 15º Encontro de Líderes da Comunitas, realizado em São Paulo — Foto: Divulgação

O governador Ronaldo Caiado participou, nesta quinta-feira (20/10), do 15º Encontro de Líderes da Comunitas, em São Paulo. Com o mote ‘Economia verde e transição energética’, o chefe do Executivo goiano integrou a segunda roda de conversa da noite ao lado de lideranças públicas e empresariais de outros estados brasileiros. O debate girou em torno da importância de gerar oportunidades para a população e do potencial econômico da floresta Amazônica, analisada sob o prisma do mercado de crédito de carbono.


Ao abordar o tema ‘Governança e coalizão: O papel da liderança para o futuro do país’, Ronaldo Caiado destacou a convergência de investimentos e tecnologia para garantir que Goiás avançasse no setor econômico de forma sustentável. Para ele, o modelo adotado no Estado pode ser replicado em outras regiões do Brasil. “Estamos batendo o mundo todo em produtividade”, declarou o governador ao citar o desempenho em Goiás, onde a agricultura, estruturada com produção de precisão, deve crescer 6,6% neste ano.


Ao vislumbrar o potencial do País, o governador defendeu que a economia verde tenha protagonismo internamente. “Nós, de repente, estamos sendo apenas pautados por outros países que não têm o potencial que nós temos”, ponderou ao citar que o tema requer atenção. “Sem dúvida nenhuma a descarbonização, o uso inteligente das nossas riquezas naturais e a inclusão social. Esse é o tripé da economia verde”, apontou.


Professor da Columbia University e brasileiro radicado nos EUA, José Scheinkman, acredita que a Amazônia é uma oportunidade para o Brasil. “O trabalho de reflorestamento, bem como uma regulação do mercado de carbono, é importantíssimo para que esse pagamento do crédito venha para o país”, argumentou.


O evento foi mediado pelo ex-governador do Espírito Santo e atual presidente-executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Paulo Hartung. Além de Caiado, participaram do painel o economista e professor da Universidade de Columbia, José Scheinkman, e os governadores Rodrigo Garcia (São Paulo), Romeu Zema (Minas Gerais) e Helder Barbalho (Pará).


Sobre o encontro

O Encontro de Líderes foi fundado em 2008 e, ao longo dos anos, já contou com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais para debater soluções focadas no desenvolvimento do país. Caiado destacou a experiência em Goiás, com ênfase para as estratégias que conferiram avanços em setores econômico e social.


“Goiás, hoje, se transformou em grande opção não só para o cidadão viver, mas para instalar suas indústrias”, afirmou. Entre os exemplos, o governador citou o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) consolidado ao longo do seu primeiro mandato, aliado a uma rigorosa política fiscal para aplicação correta de recursos e saneamento das contas estaduais.


Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil que visa implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado e com isso, influenciar o investimento social, com foco na melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, impactar de forma positiva na vida da população.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page