top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Emater e ABCZ realizam feira Pró-Genética no primeiro Enprogoias

Evento, que será realizado na Cidade de Goiás, leva novas tecnologias a pecuaristas, com comercialização de touros puros de origem e realização de palestras sobre genética e técnicas para produção de bovinos

Foto: Reprodução/Emater

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) irão realizar na sexta-feira (13/5), mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). A feira Pró-Genética será realizada durante o primeiro Encontro de Produtores Rurais da Cidade de Goiás (Enprogoiás). A programação, realizada durante todo o dia, conta com exposição de touros puros de origem (PO) e palestras relacionadas ao setor.


A Pro-Genética, que tem como objetivo realizar a venda de touros PO, é organizada pela Emater, com coordenação da assessora técnica Ana Kassia de Oliveira, e conta com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A ABCZ é encarregada pela parte de comercialização dos animais. A feira também conta com o apoio do Sindicato Rural e demais parceiros da Cidade de Goiás que disponibilizaram o parque Agropecuário Vale da Serra para realização da feira Pró-Genética.


A mobilizadora do evento na cidade de Goiás, Darminda Domingos, médica veterinária da Emater, comenta que a feira Pró-Genética entrega aos produtores locais a oportunidade ímpar de adquirir animais de qualidade, com registro genealógico definitivo, exame andrológico positivo atestando sua qualidade como reprodutor. Outro benefício apontado pela veterinária é a negociação, pois a feira permite que seja direta, entre vendedor (criadores de zebu) e compradores (produtores rurais), onde não possui comissões de venda. Enfatiza ainda que a feira promove uma grande facilidade para comercialização de touros PO, além de promover o melhoramento genético do rebanho do município e região.


Comercialização

Durante a feira, serão ofertados 30 touros PO de raças zebuínas, Nelore, Tabapuã e Sindi. São animais de excelente qualidade, com exame andrológico positivo, registro definitivo, idade até 40 meses, comprovação de peso mínimo de acordo com a raça e idade, exame negativo para brucelose e tuberculose.


A comercialização é direta entre criadores das raças melhoradas e produtores rurais que desejam adquirir touro PO, não havendo porcentagem de comissão de venda no valor do touro comercializado. O valor sugerido de comercialização fica entre 40 a 60@ do boi gordo.


Confira a programação da feira Pró-Genética

  • 08h – Início da comercialização dos animais

  • 13h – Abertura oficial da Feira Pró-Genética

  • 14h – Palestra: Ajuste de Lotação no Manejo de Pastagem (Fernando Coelho – Zootecnista Emater-GO)

  • 15h – Palestra: Mitos e Verdades do Touro PO (Ellison Luiz de Mesquita- Zootecnista ABCZ)

תגובות


Publicidade

Publicidade

bottom of page