top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Estudante goiana conquista título mundial de Taekwondo

Ana Clara Aguiar Lima conquistou medalha de ouro inédita para Goiás no Mundial Escolar, realizado no Rio de Janeiro

Estudante goiana conquista título mundial de Taekwondo
Estudante do Colégio Militar de Goianira conquista medalha de ouro de Taekwondo no Mundial Escolar disputado no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

A estudante Ana Clara Aguiar Lima, de 14 anos, é a nova campeã do Mundial de Desporto Escolar Sub-15 Gymnasiade 2023, na modalidade Taekwondo. A jovem atleta foi a única goiana a participar do torneio internacional, realizado no Rio de Janeiro, e conquistou medalha de ouro. Ela cursa o 9° ano do ensino fundamental no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Padre Pelágio, em Goianira.


A jovem começou a lutar Taekwondo aos 10 anos de idade, a partir de sua participação no projeto social Pequenos Samurais de Taekwondo. Ela conta que começou a gostar do esporte ao ver muitos de seus colegas praticando a modalidade e, assim, surgiu a ideia de começar.


Mestre Francisco, seu professor de Taekwondo desde o início, afirma que a preparação de Ana Clara até a conquista da medalha de ouro começou já nos primeiros treinos. “Pelo talento e esforço, já estávamos cientes de que uma hora um campeonato internacional grande iria chegar. E nós fizemos a melhor preparação possível, com treinos físicos e psicológicos, táticos e de força também. Então, ela estava muito bem preparada”, conta.


Além do projeto social Pequenos Samurais, Mestre Francisco coordena o projeto Construindo Campeões, do qual Ana Clara também faz parte. Conforme o professor, essa última ação tem ajudado a comunidade e o Governo de Goiás tem colaborado muito ao garantir transporte, materiais esportivos e estrutura.


Atleta referência

Segundo o treinador, Ana Clara já é uma atleta de referência no Taekwondo brasileiro desde a categoria Infantil. Ela foi vice-campeã brasileira em duas oportunidades, além de campeã do Centro-Oeste. Sua convocação para o mundial escolar se deu a partir da sua entrada para a Seleção Brasileira Juvenil Sub-15, pela classificação no último Grand Slam. A medalha de ouro na modalidade é uma conquista inédita para Goiás. “ O Estado não tem um campeão mundial de base no Taekwondo e a Ana Clara foi a primeira”, ressalta Mestre Francisco, emocionado.


Para Ana Clara, essa vitória tem um significado muito especial. “Me fez ganhar mais esperança com a prática desse esporte na minha vida. Me motivou mais a continuar. Sou muito grata por isso e agradeço a Deus e a todos que ajudaram, que colaboram e torceram por mim”, declarou a campeã.


Na viagem para o Rio de Janeiro, o treinador diz que o apoio do governo estadual ajudou a viabilizar a participação de Ana Clara. “O Governo de Goiás, junto com a CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), arcou com todas as despesas. A Ana foi como uma atleta de alto rendimento, com viagem, hospedagem, inscrição e translado tudo pago. O governador [Ronaldo Caiado] tem dado um apoio muito grande ao esporte goiano aliado à Educação”, enalteceu o treinador.


O torneio mundial de Taekwondo foi realizado entre os dias 19 e 27 de agosto de 2023 e nesta edição contou com a participação de mais de 1400 estudantes-atletas, de até 15 anos, vindos de mais de 40 países. A competição é uma realização conjunta entre a CBDE e a Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Esta foi a segunda edição da disputa promovida no Brasil.

Commentaires


Publicidade

Publicidade

bottom of page