top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Fieg abre agenda de capacitações em comércio exterior

Programação de cursos do Centro Internacional de Negócios (CIN) prioriza processos de exportação e importação, aspectos tributários e logística internacional

Fieg abre agenda de capacitações em comércio exterior
Foto: Reprodução

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) está com inscrições abertas aos cursos em comércio exterior ofertados em 2023. A programação prevê a realização de 12 capacitações, entre os meses de março e novembro, com temas que priorizam processos de exportação e importação, aspectos tributários e logística internacional. O primeiro treinamento será dia 15 de março, com o tema Planejamento Estratégico para Exportação.


De acordo com o analista de comércio exterior da Fieg Raphael Garcez, a grade curricular foi pensada para incentivar a internacionalização de negócios e um maior aperfeiçoamento de profissionais que já atuam na área de relações exteriores de indústrias goianas. "O calendário de cursos é diversificado, com conteúdo complementar, pensando em uma formação mais abrangente dos profissionais e, principalmente, de olho na prática e na execução dos processos", explicou.


Para tanto, as capacitações serão ministradas por especialistas em comércio exterior com comprovada experiência e atuação no mercado, por meio de aulas presenciais e exercícios práticos de operação dos sistemas de importação e exportação e despacho aduaneiro.


Os cursos têm valor fixo de R$ 650,00, que pode ser pago com cartão de crédito e parcelado em até dez vezes. Além disso, são ofertados pacotes com descontos promocionais para empresas interessadas em capacitar dois ou mais profissionais e para pessoas físicas que queiram comprar três ou mais cursos. O valor da inscrição inclui material didático, coffee-break e certificado de participação, com carga horária de oito horas.


Confira a agenda das capacitações em comércio exterior:


15 de março – Planejamento estratégico para exportação

5 de abril – Exportação passo a passo

19 de abril – Importação passo a passo

17 de maio – Tributação e benefícios na importação e exportação

6 de junho – DU-E: Novo processo de exportação

27 de junho – DUIMP: Novo processo de importação

10 de agosto – Despacho aduaneiro na importação e exportação

5 de setembro – Drawback

27 de setembro – Logística internacional

18 de outubro – Negociações internacionais

9 de novembro – Contratos internacionais

23 de novembro – Assistente em comércio exterior


A agenda completa de cursos, com grade curricular, está disponível na página da Fieg.


Planejamento estratégico para exportação

A capacitação, conduzida pelo especialista Luiz Roberto Oliveira, abre a agenda de cursos do CIN em 2023 e abordará pontos que devem ser analisados e planejados para a realização de uma operação de exportação segura e com baixos riscos, além de contribuir com a elaboração de questionamentos e análises que permitirão preparar melhor a empresa no processo de internacionalização, sempre aliando teoria à prática.


Para tanto, a grade curricular discutirá os módulos: planejamento estratégico x planejamento estratégico internacional; análise interna da empresa (estou pronto para exportar?); fragilidades estratégicas e como evitar problemas na exportação; passo a passo para montar um plano de exportação simples, objetivo e eficiente; e análise dos principais sites de prospecção de mercado e como fazer uso das informações disponibilizadas pelas ferramentas.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page