Filho de Bolsonaro, Jair Renan é alvo de operação policial
- Redação Ogoiás
- 24 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Operação investiga suposto envolvimento de Jair Renan Bolsonaro em esquema de crimes financeiros e falsificação

Jair Renan Bolsonaro, filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, é alvo de uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (24/8). A ação, denominada Operação Nexum, é realizada em conjunto pelas polícias do Distrito Federal e de Santa Catarina.
A operação tem como alvo um grupo suspeito de envolvimento em estelionato, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsificação de documentos. O esquema operava por meio de laranjas e empresas fantasmas.
Foram cumpridos dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Um dos mandados de prisão é destinado a Maciel Alves de Carvalho, apontado como líder do esquema. Ele é também instrutor de tiro de Jair Renan em um clube de propriedade do jovem em Brasília. A prisão de Maciel foi efetuada com sucesso.
Investigações indicam uma possível ligação empresarial entre Maciel e Jair Renan, levantando suspeitas de envolvimento do filho do ex-presidente em atividades de lavagem de dinheiro.
Maciel Alves de Carvalho já tinha sido alvo de operações anteriores relacionadas ao uso de documentos falsos para comércio de armas de fogo e suspeita de participação em organização criminosa de emissão ilegal de notas fiscais. Na época, a defesa de Jair Renan afirmou que ele não tinha relação com esses casos.
As investigações em andamento baseiam-se em provas colhidas em operações anteriores, permitindo às autoridades avançarem no entendimento do esquema.
Outro investigado, com mandado de prisão decretado, está foragido. Além das acusações relacionadas ao esquema, ele também é procurado por homicídio ocorrido em Planaltina (DF), segundo a polícia