top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

GCMs mirins de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo trocam experiência em dia de intercâmbio

Gincana reuniu crianças e adolescente com idade entre 9 e 15 anos

GCMs mirins de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo trocam experiência em dia de intercâmbio
Foto: Claudivino Antunes

Nesta sexta-feira (29/7), a Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia recebeu a coirmã de Senador Canedo para troca de experiências. As duas corporações realizaram ao longo do dia diversas experiências sob a supervisão de instrutores da Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida e Senador Canedo.


As atividades começaram ainda nas primeiras horas da manhã com solenidade de abertura, execução do Hino Nacional Brasileiro e instruções gerais e ainda um farto café da manhã. Crianças e adolescentes com idade entre nove e 15 anos realizaram caminhada na mata, almoçaram e participaram ainda de gincanas esportivas.


“Todos são vencedores pelo simples fato de participarem da iniciativa. Esse tipo de atividade é importante para socialização das crianças, aumentando a percepção de trabalho em grupo e companheirismo”, destacou a primeira-dama e secretaria de Assistência Social de Aparecida de Goiânia, Sulnara Santana.


Aluna da Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia, Geovana Nogueira, 15 anos, enumero os benefícios da corporação. “A Guarda Mirim me ajuda bastante, desde que entrei para o projeto tenho mais estabilidade, fiz várias amizades. Quando chego à Guarda Mirim me sinto mais feliz e confortável, deixando os problemas do lado de fora. Esse encontro foi importante porque passamos um pouco do nosso conhecimento e também aprendemos com eles”


O secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido, destacou o objetivo da iniciativa que reuniu a Guarda Mirim das duas cidades. “Foi um dia de integração e troca de conhecimentos”, disse sobre o encontro.


Sophia Lacerda Duarte, 9 anos, é uma das integrantes da Guarda Mirim de Senador Canedo. A estudantes falou sua experiência durante o intercâmbio. “A visita foi muito boa porque fizemos muitas coisas. No dia a dia na Guarda Mirim eu gosto das aulas de trânsito e meio ambiente”, contou. Ela também acrescentou que aprende muito sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outras questões relacionadas ao civismo.

Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo participaram de várias atividades - Foto: Claudivino Antunes

Comandante da GCM de Aparecida de Goiânia, Weber Júnior, explicou como é feito o trabalho com 120 crianças inscritas na Guarda Mirim. “Oferecemos formação em várias áreas do conhecimento e também oferecemos formação cívica. Eles têm aulas de reforço escolar, informática, narração e cidadania, apreendendo muito dobre respeitar o próximo e outros valores”, detalhou.


Rodrigo Rodrigues, 9 anos, vai levar boas lembranças para Senador Canedo. “Foi muito e bom e eu gostei muito”. O estudante também enaltece os benefícios da Guarda Mirim de sua cidade. “Aprendemos muito sobre comportamento, fazemos muitas aulas e aprendemos muito”, contou.


Guarda Mirim

A Guarda Mirim de Aparecida de Goiânia reúne cerca de 120 crianças que são acolhidas no contra turno escolar. O projeto oferece formação cívica e também atividades esportivas e culturais para os alunos. A base da Guarda Mirim está localizada no Setor Nova cidade. Interessados em participar do projeto podem procurar a coordenação da instituição e preencher uma ficha para o cadastro reserva. Novos alunos são convocados, conforme a disponibilidade de vagas.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page