top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Goiânia disponibiliza serviço de urgência e emergência de pediatria em quatro unidades de saúde

Serviço é oferecido em unidades públicas localizadas nas regiões Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste de Goiânia

Goiânia disponibiliza serviço de urgência e emergência de pediatria em quatro unidades de saúde
Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferece atendimento pediátrico de urgência e emergência de forma descentralizada em quatro unidades de saúde da Capital, sendo duas delas com funcionamento 24 horas por dia e outras duas com atendimento das 7h às 19h.


Para o prefeito Rogério Cruz, a descentralização do atendimento médico é importante e vai de encontro com o que se pretende em Goiânia, que é, conforme ele, tratar a área da saúde com prioridade. “A saúde sempre esteve entre as prioridades da minha gestão, e descentralizar o atendimento pediátrico evita que pacientes tenham que se deslocar para outras regiões em busca de cuidados de urgência e emergência”, afirma.


O serviço descentralizado diminui a distância entre os cidadãos e o atendimento médico pediátrico, tornando-o mais acessível e conveniente. Para isso, as quatro unidades de saúde que oferecem o atendimento especializado em pediatria estão localizadas nas regiões de Campinas/Centro, Leste, Sudoeste e Noroeste.


Dessas, duas unidades a oferecem atendimento 24 horas: o Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Campinas, em Campinas, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Paulo de Siqueira Garcia, na Chácara do Governador. Além delas, duas UPAs mantêm o atendimento pediátrico, todos os dias da semana, das 7h às 19h. São elas: a UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior, no Residencial Itaipú, e UPA Maria Pires Perillo, no Jardim Curitiba I.


“Essas unidades estão equipadas e preparadas para oferecer o atendimento à população infantil de Goiânia. O prefeito Rogério Cruz está mostrando que é possível fazer política cuidando das pessoas”, destacou a superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias.


Quando procurar o pronto-socorro

É fundamental que os pais e responsáveis estejam cientes de quando procurar o pronto-socorro. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mais de 70% das visitas ao pronto-socorro infantil poderiam ser evitadas ou direcionadas para as unidades de Atenção Primária em Saúde. As quatro unidades da capital trabalham com protocolos de triagem, que permitem a classificação dos pacientes de acordo com a gravidade dos casos.


Entre os casos que requerem atenção de urgência e emergência, estão situações como febre com picos de mais de 39°C, quedas acompanhadas de sonolência, vômitos e dor de cabeça, intoxicação e dificuldade para respirar.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

Atenção Primária

A Atenção Primária em Goiânia conta com 37 pediatras distribuídos em 22 unidades básicas de saúde espalhadas em todas as regiões da Capital, e seu objetivo é aumentar o acesso à pediatria e aliviar a demanda nos serviços de urgência e emergência. O atendimento pediátrico nessas unidades acontece das 7h às 19h e pode ser agendado gratuitamente através do Teleconsulta pelo número 0800 646 1560. As ligações são aceitas todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Também é possível agendar pelo WhatsApp, utilizando o número 62 3524-6305, ou pelo aplicativo Saúde Fácil.


Intensifica Saúde Goiânia

Outra estratégia da SMS para melhorar o atendimento na Atenção Básica é o Intensifica Saúde Goiânia, que já realizou quase 30 mil atendimentos em seis edições. Essa ação envolve 79 Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Saúde (CSs) nos sete distritos sanitários da capital, ocorrendo às quartas-feiras, das 8h às 17h. Nessa estratégia, 22 unidades também intensificam as ações de pediatria, permitindo atendimentos dessa especialidade sem a necessidade de agendamento prévio.


Confira as unidades de saúde que ofertam atendimento pediátrico de urgência e emergência:

Atendimento 24 Horas: Região Campinas/ Centro

  • Cais de Campinas: Avenida do Povo, Lote Área, s/n – Campinas

Região Leste

  • UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia: Avenida Padre Monte com a Rua L-13, Lote 12, s/n – Chácara do Governador

Atendimento das 7h às 19h: Região Sudoeste

  • UPA Dr. João Batista de Sousa Júnior (UPA Itaipú): Avenida Rio Vermelho com a Rua RI-19, Quadra 14 – Residencial Itaipú

Região Noroeste

  • UPA Maria Pires Perillo (UPA Noroeste): entre as ruas JC-22, JC-27 e 27-A, s/n – Jardim Curitiba I

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page