top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Governo de Goiás e UFG firmam acordo para executar projetos de infraestrutura e transportes

Parceria terá duração de 60 meses; objetivo é melhorar conjunto de serviços vitais para o desenvolvimento da economia goiana

Governo de Goiás e UFG firmam acordo para executar projetos de infraestrutura e transportes
Governo e universidade se unem para elaboração de projetos executivos de obras nas áreas de infraestrutura e transporte - Foto: Hegon Corrêa

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e a Universidade Federal de Goiás (UFG) assinaram, na manhã desta quinta-feira (20/7), acordo de cooperação técnica para realizar estudos e projetos de transporte e infraestrutura. "A avaliação científica e técnica da UFG vai nos ajudar a elaborar projetos de qualidade. O foco é a construção de estradas e pontes com preocupação ecológica para integrar o estado e, ao mesmo tempo, preservar nossas belezas", expressou o governador Ronaldo Caiado.


O chefe do Executivo destacou que a instituição de ensino deve identificar quais as obras mais adequadas para cada tipo de relevo, de forma a favorecer a ligação entre os municípios, gerando economia e respeitando o meio ambiente. “A região de Terra Ronca, por exemplo, precisa ser abastecida de melhor infraestrutura por causa de seu potencial turístico”, lembrou. Outros exemplos são a região do Vale do Araguaia, da Serra Dourada e da Chapada dos Veadeiros. O acordo prevê ainda levantamento de impactos sociais nas regiões das obras.


A Goinfra ficará responsável por supervisionar o convênio, fornecer informações, documentos, relatórios de vistorias e mapas. "Temos de deixar o legado de contratos cada vez melhores. Nos 77 anos de história da autarquia, nunca tivemos um instrumento com uma universidade federal. É algo inédito", disse o presidente da agência, Lucas Vissotto. De acordo com o gestor, nos próximos meses parceria semelhante deve ser firmada com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).


O termo terá duração de 60 meses. "A UFG vem apresentar sua expertise, seu engajamento e seu compromisso com projetos de impacto que transformem Goiás. A infraestrutura de grande porte precisa também ter o cuidado com a fauna e a flora. Mais do que realizar ações, estamos pensando juntos em como salvar áreas importantes de preservação", salientou a reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima. O foco dos projetos é a sustentabilidade, aliando infraestrutura e preservação ambiental.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page