Governo descarta retorno do horário de verão neste ano, diz ministro de Minas e Energia
- Redação Ogoiás

- 14 de out.
- 2 min de leitura

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta terça-feira (14) que o governo federal está “completamente seguro” de que o País não precisará retomar o horário de verão em 2025.
Silveira explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que se reúne mensalmente, avaliou os dados de oferta e demanda, e concluiu que o sistema energético nacional está em uma situação de “segurança energética completa e absoluta”.
O ministro ressaltou que, graças ao planejamento e aos bons índices pluviométricos dos últimos anos, que mantiveram os reservatórios em níveis satisfatórios, o retorno do horário de verão não é considerado necessário.
Em entrevista concedida ao programa Bom Dia, Ministro, Silveira afirmou que o Brasil depende majoritariamente de hidrelétricas, que contam com o apoio de usinas térmicas, e anunciou que será realizado um leilão de térmicas na próxima semana.
Energia renovável e armazenamento por baterias
Segundo o ministro, embora o Brasil tenha grande capacidade para gerar energia renovável (solar e eólica), essas fontes são intermitentes, já que dependem de condições naturais. Para mitigar essa variabilidade, o governo planeja lançar um leilão de baterias ainda em 2025, com objetivo de armazenar energia, inclusive solar, para uso noturno.
Silveira chegou a usar uma expressão simbólica:
“A gente vai literalmente armazenar vento. O vento vai ser armazenado através das baterias.”
Fim do horário de verão
O horário de verão no Brasil foi utilizado intermitentemente desde 1931, mas de 1985 a 2018 passou a vigorar anualmente em parte do país.
Em 25 de abril de 2019, o então presidente Jair Bolsonaro revogou a medida por meio de decreto, com a justificativa de que a economia de energia era modesta e de que os hábitos de consumo da população haviam mudado, reduzindo a eficácia da política.
Desde então, o horário de verão está suspenso no Brasil.











