top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Governo oferece mais de 7 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Ao todo, 16 municípios goianos serão contemplados a partir do segundo semestre

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), recebeu R$ 4,6 milhões do governo federal para investir em cursos de qualificação profissional. O aporte é proveniente de duas linhas de fomento, oferecidas por meio de parceria firmada entre os ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Previdência. Com a liberação da verba, será possível abrir 7.475 vagas para a população, de forma gratuita, em 16 municípios goianos, a partir do segundo semestre.


“Atuamos em várias frentes para fomentar a inovação e o desenvolvimento no Estado. Os cursos de qualificação profissional têm papel importante, pois, diante da análise da movimentação do mercado de trabalho, das vocações produtivas e demandas apresentadas por cada região, podemos fazer a conexão exata entre as necessidades do empregador e do empregado”, destaca o titular da Sedi, Marcio Cesar Pereira.

A assessora de Educação e Tecnologia da secretaria, Ludmilla Alves Danas Gonçalves, explica o perfil de cada linha de fomento. A Qualifica Mais Emprega Mais abarca cursos de diferentes eixos tecnológicos e leva em conta a vocação produtiva de cada região. “Temos o de operador de processamento de grãos e cereais, que está em alta; o de operador de empilhadeiras é muito necessário para o setor produtivo de Aparecida; o de máquinas de costura é demandado pela Região da 44, em Goiânia, e por Trindade”, exemplifica Ludmilla.


Já a linha de fomento Qualifica Mais Progredir oferta um curso único, o de microempreendedor individual (MEI), de 160 horas, e é destinado para pessoas com 18 anos ou mais e que sejam beneficiárias de algum tipo de transferência de renda – federal, estadual ou municipal. Ele será oferecido em Goiânia e Águas Lindas de Goiás. “Os setores de serviços e de profissionais liberais, nesses municípios, tiveram um grande salto na pandemia. Por isso, a escolha”, informa a assessora de Educação e Tecnologia da Sedi.


Ludmilla ainda ressalta que a oferta de mais de sete mil vagas para cursos de qualificação contribui para a “profissionalização do Estado, crescimento do setor produtivo e também para abastecer áreas específicas cuja procura de trabalho aumentou, como o setor administrativo, área meio”.

Os editais com a abertura de vagas estão em elaboração pela Sedi e devem ser publicados em maio.


Confira municípios beneficiados:


Qualifica Mais Emprega Mais

Diversos cursos de qualificação profissional, de diferentes eixos tecnológicos.

Total de vagas: 6.475

2º semestre de 2022

Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Crixás, Goiânia, Cidade de Goiás, Itaguaru, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Nova Crixás, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.


Qualifica Mais Progredir

Curso único de qualificação profissional: microempreendedor individual (MEI).

Para alunos de 18 anos, beneficiários de transferência de renda.

Total de vagas: 1.000 (500 vagas para Goiânia e 500 vagas para Águas Lindas de Goiás)

2º semestre de 2022

Fomento: R$ 1.600.000,00

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page