top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Governo vai conectar os 246 municípios goianos com rede de fibra ótica

Programa Goiás de Fibra busca proporcionar segurança e velocidade na transmissão de dados

Governo vai conectar os 246 municípios goianos com rede de fibra ótica
Foto: Reprodução

Goiás está prestes a dar um importante passo em direção à modernização de suas infraestruturas de comunicação. O Programa Goiás de Fibra, desenvolvido pela Secretaria Geral de Governo, por meio da Subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes, tem como objetivo implantar redes de fibra óptica nos 246 municípios goianos. Essa iniciativa visa proporcionar maior segurança e rapidez na transmissão de dados entre os órgãos governamentais.


A fibra óptica é reconhecida como um meio de transmissão de informações de alto desempenho. Em comparação com outros meios, ela possui a capacidade de transmitir um volume consideravelmente maior de dados a distâncias mais amplas. O subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes do Governo de Goiás, Renato Lyra, destaca que a principal vantagem da fibra óptica é a sua largura de banda.


"Em primeiro lugar, a fibra óptica tem uma largura de banda muito maior do que outros meios de transmissão de dados, o que é extremamente importante hoje em dia com a internet", avalia Lyra.


Inicialmente, o projeto do Programa Goiás de Fibra tem como foco a interligação dos órgãos do governo estadual, abrangendo escolas estaduais, delegacias, Corpo de Bombeiros, hospitais estaduais e instalações da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Em outras palavras, todos os órgãos da administração estadual serão contemplados nessa primeira fase.


"Nesse primeiro momento, o objetivo é ligar os órgãos estaduais e, para fazer isso, estaremos montando uma infraestrutura de fibra óptica em todo o estado. Existe a intenção de estender essa prestação de serviço posteriormente, mas, nessa primeira fase do projeto, o foco é a conexão dos órgãos estaduais", reforça o subsecretário.


O governo de Goiás planeja investir cerca de R$400 milhões na primeira etapa do Programa Goiás de Fibra, que inclui a construção de oito anéis de fibra óptica abrangendo todas as regiões geográficas do estado. Estima-se que sejam instalados, pelo menos, 2.300 pontos de conectividade em órgãos públicos de Goiás, promovendo um salto significativo na infraestrutura de comunicação e possibilitando um ambiente mais ágil e seguro para o intercâmbio de informações entre as entidades governamentais.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page