top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Hoje tem Dia D de Combate ao Câncer de Pele; saiba como participar

É a 4ª edição da campanha da Harmony Centro Médico

Hoje tem Dia D de Combate ao Câncer de Pele; saiba como participar
Foto: Reprodução

“Harmony Centro Médico contra o Câncer de Pele”. Esta é a campanha desenvolvida há quatro anos em Goianésia, idealizada pela médica dermatologista Dra. Jackeline Faria e, pela primeira vez, neste ano, em parceria com a Prefeitura de Goianésia, por meio das secretarias municipais da Saúde; e da Assistência e Promoção Social.


A campanha, aberta e com avaliação gratuita, tem nesta sexta-feira, 15 de julho, o chamado Dia D de Combate ao Câncer de Pele.


“Todo projeto que tem foco no paciente, que tem foco na comunidade, que seja muito interessante desse ponto de vista, a gente participa e abraça, com certeza. Público-privada existe, tem que existir e a gente está sempre de muito bom grado para participar”, disse a secretária da Saúde, Luciana Otoni, sobre a parceria, em entrevista a uma rádio local.


“A satisfação é nossa, saber que essa parceria com o município, com a Prefeitura, com a Secretaria da Saúde, gera ainda mais credibilidade ao nosso projeto”, retribuiu a idealizadora da campanha, Dra. Jackeline Faria, na mesma emissora, destacando o apoio do município, que ela considera fundamental. “Era um sonho antigo e ficamos felizes de que este ano tenhamos concretizado essa parceria”.


157 casos em 3 anos

Em três edições anteriores, a campanha prestou em torno de 1,5 mil atendimentos; e foram detectados e tratados 157 casos de câncer de pele, diagnosticados precocemente e resolvidos aqui mesmo em Goianésia, na clínica, números que indicam a campanha no caminho certo.


“Tenho certeza que esses pacientes triados e a população em geral que vai ser vista tem possibilidade de a gente descobrir de forma precoce e resolver, sem precisar postergar o paciente para um serviço de alta complexidade na oncologia, evitar complicações relativas ao procedimento cirúrgica, muitas vezes suficiente para tratamento desse câncer, e a evolução para possível radioterapia ou tratamento especializado na onco”, disse Dra. Jackeline Faria.


O Dia D da campanha, em sua quarta edição, tem início às 9h, no Centro Médico Harmony, na Rua 12, número 300, entre as ruas 31 e 33, Setor Sul, e se estenderá até 17h. Não há necessidade de prévio agendamento.


O atendimento médico será feito pelo casal de dermatologistas, Dr. William Faria e Dra. Jackeline Faria, sócios proprietários da clínica, com o auxílio, na triagem dos pacientes, dos acadêmicos de Medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV).


“Vai ser livre demanda, e a gente estará lá para trabalhar bastante”, disse Dra. Jackeline, crente de que, em sua quarta edição, a campanha será mais uma vez exitosa.


“E este ano para nossa sorte estamos contando também com a parceria da Prefeitura de Goianésia, da Secretaria da Saúde e da Assistência e Promoção Social”, destaca Dra. Jackeline Faria, para quem a colaboração da Administração Pública municipal abrirá um leque muito grande de divulgação.


Além do trabalho dos acadêmicos de Medicina da UniRV, a própria Secretaria da Saúde já vai triar para alguns pacientes direcionados para os dermatologistas fecharem diagnóstico e dar seguimento a esses pacientes.


Social

Idealizadora desse trabalho de cunho social, Dra. Jackeline explica como surgiu a campanha, desenvolvida em Goianésia, em formato de mutirão um dia todo, antes da pandemia de Covid-19, e que este ano volta ao formato original.


Dra. Jackeline Faria explica que o ideal de fazer esse trabalho de filantropia, ou social, dentro da sua área de atuação profissional, a dermatologia, foi consolidado a partir da inauguração da Harmony Centro Médico.


“Idealizamos fazer um projeto onde tivéssemos um dia, ou um mês, de atendimento às pessoas menos favorecidas, que têm mais dificuldade de acesso a uma consulta dermatológica. Foi assim que fizemos, no primeiro ano, um evento semelhante a este, um dia todo de triagem e atendimento gratuito à comunidade para rastreio de câncer de pele”.


No percurso do projeto, porém, mudanças precisaram ser feitas, em seu formato de execução, em razão da pandemia de Covid-19. O trabalho foi diluído ao longo do ano, mas mantidos, pela clínica, os atendimentos com a mesma ideia de oferecer gratuitamente o trabalho para a coletividade.


Este ano, com o controle maior da pandemia, a ideia foi voltar ao formato inicial: fazer um dia todo, um mutirão, de busca, de rastreio, de triagem a pacientes com possíveis lesões de pele com o pensamento voltado para o câncer de pele e, com isso, tentar diagnosticar de forma precoce e oferecer a possibilidade de tratamento para essas pessoas menos favorecidas, que ainda não tiveram esse acesso.


Parcerias

A secretária municipal da Saúde Luciana Otoni elogiou a campanha criada pela Harmony, dizendo tratar-se de “um projeto muito bonito” com foco na população.


À Pasta comandada por Luciana Otoni coube a busca de pacientes via regulação. Atualizada nesta semana, há, na regulação de eletivos do município, de 58 pacientes em fila de espera por consulta dermatológica, de especialidade, pacientes já encaminhados com grandes chances de ser oncológicos. Os pacientes foram contactados nesta semana, informados data e horários de atendimento, e a listagem entregue à idealizadora da campanha, Dra. Jackeline.


A Secretaria da Saúde convoca todos os pacientes que, por ventura, não tiverem sido localizados, mas que tenham ficha pela regulação de eletivos do município para dermatologia ou oncologia dermatológica, a fim de que compareçam, nesta sexta-feira, na Harmony Centro Médico.


“Que a gente tenha a possibilidade de, com essa campanha, fundamentar a permanência desse paciente na fila ou, até, de retirá-lo a fila, por descarte de possibilidade que algo que o leve ao serviço de oncologia”, disse Luciana Otoni, explicando que o diagnóstico precoce para todo tipo de CA, especialmente o de lesões de pele, é fundamental para o prognóstico do paciente, que é a expectativa de resolução do caso do paciente.


“Quanto mais a gente conseguir antecipar esse diagnóstico, melhor para todos, com certeza, para o paciente, mas também até para a equipe que o atende, a abordagem fica mais facilitada e menos riscos de complicações. Com certeza, benefício para todos”, disse Luciana.


Já a secretária municipal de Assistência e Promoção Social Eloá Menezes também parabenizou, no Fatorama, da RVC FM, Dr. William e Dra. Jackeline, pelo projeto, já no quarto ano, destacou a importância dessas parcerias para a Saúde; enalteceu outros parceiros, como o laboratórios e a UniRV, por meio de seus acadêmicos de Medicina; lembrou da existência da Ong Somar, que apoia pacientes de câncer em Goianésia e região; e colocou a sua equipe à disposição da campanha, nesta sexta-feira, nomeando e agradecendo os profissionais que a integram.


“E chamar as pessoas que tenham dúvida para ir lá, na Harmony Centro Médico, nesta sexta-feira, fazer a avaliação com os profissionais médicos dermatologistas”, disse Eloá.


Sobre a parceria da Prefeitura de Goianésia com a campanha, Eloá Menezes falou da alegria em colaborar e desejou que essa parceria se estenda por muitos anos. “Para a gente é muito importante. A gente quer que sirva de exemplo para outras pessoas, outras clínicas, outros médicos. É um jeito de atender melhor à população”, encerrou Eloá Menezes.

Comments


Publicidade

Publicidade