top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Inverno: saiba quais são as doenças mais comuns na estação

Problemas respiratórios são comuns no inverno. Especialistas dão dicas e como se prevenir

Inverno: saiba quais são as doenças mais comuns na estação
Foto: Reprodução

O inverno começou nesta semana e a estação é marcada pela queda nas temperaturas e, por isso, é a hora de tirar casacos e botas do armário para se proteger do frio. As baixas temperaturas criam um ambiente propício ao surgimento de doenças respiratórias e alergias. Gripes, resfriados, asma, rinite e Covid-19 são algumas das doenças que têm aumento nesta época do ano.


O infectologista Hemerson Luz explica alguns dos fatores que provocam o aumento dessas doenças. “O tempo frio contribui com o aumento do número de casos de doenças infecciosas respiratórias. Isso se dá porque ocorrem alterações no trato respiratório das pessoas, que diminuem as defesas. Ocorrem também os casos de rinite, sinusite ou mesmo asma. As pessoas ficam mais propensas a ficar doentes. Além disso, elas ficam mais próximas, em ambientes fechados, fugindo desse clima frio. Por isso, ocorre maior propagação de vírus e bactérias que são transmitidos pelo ar”, explica.


Ainda de acordo com o especialista, a melhor forma de se prevenir contra essas doenças é manter o cartão de vacina atualizado, em especial com o imunizante contra a gripe e as doses de reforço contra Covid-19, além de outras vacinas que levam em conta o cenário epidemiológico do momento em cada região do país.


Além disso, algumas outras medidas podem ser adotadas para manter-se saudável neste período do ano, como explica o otorrinolaringologista Stênio Ponte Dias. “A gente sabe quando vai mudar a temperatura, a gente sabe quando vai mudar a umidade relativa, então, devemos trabalhar em cima da prevenção. Tomar de 2 a 3 litros de água; dormir bem, 8 horas por dia; usar agasalhos; evitar ambientes fechados, como cinema, aglomerados, shopping, porque isto tudo faz com que a pessoa tenha mais contato pessoa a pessoa; e o uso de vitamina C ajuda a ter uma imunidade mais favorecida”, orienta.


Algumas outras recomendações para manter-se saudável no inverno incluem o uso de umidificador, bacia com água ou toalha molhada nos ambientes para diminuir a secura do ar; estar em locais arejados, hidratar-se para evitar o ressecamento das mucosas e lavar roupas e cobertores que ficaram muito tempo guardados.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page