top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Niquelândia avança na aprendizagem escolar com auxílio do PVE

Apoiado pela CBA, programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) auxiliou o município na retomada das aulas presenciais em 2022. Ações terão continuidade no próximo ano para reforço na aprendizagem e formação continuada de professores

Profissionais da Secretaria de Educação de Niquelândia em reunião do 4º ciclo do PVE - Foto: Divulgação.

Com um novo ciclo do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), em 2022, o município de Niquelândia, no Norte de Goiás, teve avanços na aprendizagem escolar. A iniciativa da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, em parceria com o Instituto Votorantim, apoiou a Secretaria Municipal de Educação (SME) no mapeamento da desigualdade educacional para superar desafios nas escolas municipais, o que resultou em um planejamento estratégico que será aplicado em 2023.

O objetivo do PVE, que está na 13ª edição, é contribuir com a melhoria da educação pública, o que tem sido verificado por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município. De acordo com a avaliação de 2021, divulgada em setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC), Niquelândia alcançou a nota de 5,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, superior à meta de 5,7. Nos anos finais, a nota foi de 4,9 e ultrapassou a nota de 4,6 obtida pelo município antes da pandemia de Covid-19.

Em 2022, um trabalho de diagnóstico foi realizado na retomada das aulas presenciais, suspensas devido à pandemia – que deixou reflexos na aprendizagem. Mesmo com índice pequeno de reprovação e evasão escolar em 2021, a não alfabetização na idade certa no Ensino Fundamental apareceu como um alerta na análise feita pela equipe, por meio do trabalho desenvolvido no programa, e será tema enfrentado pela rede de ensino também em 2023.


Novas ações

No planejamento estratégico elaborado coletivamente e a partir dos indicadores educacionais, a recomposição e recuperação das aprendizagens, bem como a formação continuada dos profissionais da educação são as principais ações previstas e que serão desenvolvidas com metodologias diferenciadas para que os estudantes possam aprender com qualidade. Neste ciclo, Niquelândia passou a ser considerada no PVE Graduados 2.0 pelo tempo de participação no programa e pelo conhecimento construído.

“Ter o PVE conosco é uma grande honra e satisfação. Com o programa, apesar da drástica travessia do período pandêmico, conseguimos nos manter nas médias previstas pelo Ideb para cada uma de nossas unidades escolares. Com a retomada das aulas presenciais, iniciamos um avanço na perspectiva de implementação de ações para a recuperação da aprendizagem escolar também com reflexões e troca de experiências dentro dos ciclos do PVE”, pontua o secretário municipal de Educação, Wesley Campos.

Ao todo, 3.336 alunos são impactados pela iniciativa da CBA, que apoia a SME em 18 unidades educacionais e três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Além disso, estão envolvidos gestores, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e 287 professores. “Juntos com o PVE, continuaremos vislumbrando dias melhores para essa tão sonhada recuperação da aprendizagem e retomada da Educação com melhor qualidade ofertada aos nossos estudantes”, reforça Campos.

Wesley Campos e equipe da Secretaria de Educação de Niquelândia - Foto: Divulgação.

Apoio consolidado

Em 2022, o PVE contou com a assessoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, representado pela formadora Rosani Aparecida Passos Berchelli. Devido à solidez da participação de Niquelândia no programa, a cidade transformou-se em um município graduado dentro da metodologia do PVE. Para avançar nas notas do Ideb, o secretário municipal de Educação, Wesley Campos, pontua que há atenção com o fortalecimento da alfabetização e engajamento dos jovens.

O gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria, afirma que a realização do PVE em Niquelândia durante mais de uma década é uma mostra do êxito do programa para estimular a melhoria da educação no município. "O PVE é um exemplo de como a parceria entre a iniciativa pública e privada pode impulsionar transformações duradouras para a comunidade. O aperfeiçoamento contínuo da Secretaria de Educação de Niquelândia a partir dos diagnósticos do PVE demonstra um comprometimento em sintonia com a nossa visão de promover transformações do futuro já no presente, gerando impactos positivos na vida das pessoas", diz.

O PVE é realizado em quatro ciclos, ao longo ano, por meio das frentes de Gestão Educacional e Gestão Escolar. As atividades são destinadas a secretários municipais de Educação, equipes técnicas e gestores escolares. A iniciativa contempla também a comunidade por meio da frente de Mobilização Social. “A educação é um direito de todos e o PVE valoriza essa premissa ao envolver a população em ações em prol da formação de cidadãos. Para nós, é um orgulho fortalecermos o diálogo local e a soma de esforços, por meio do PVE, para Niquelândia avançar cada vez mais na qualidade da educação”, afirma o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Braga Gomes.

Wagdo Gomes (esq) e Wesley Campos (dir) entregam cestas com livros de parceiros do PVE para os profissionais da Educação - Foto: Divulgação.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA - Companhia Brasileira de Alumínio - atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.


Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Comments


Publicidade

Publicidade