top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Operação da PC e do MP investiga suspeitos de fraudar fila de cirurgias e exames em Goiás

Investigação aponta que as fraudes ocorriam com objetivo de burlar a fila de prioridade de cirurgias eletivas, consultas e exames oferecidos pelo serviço de saúde pública, mediando pagamento

Operação da PC e do MP investiga suspeitos de fraudar fila de cirurgias e exames em Goiás
Foto: Divulgação/PCGO

Uma operação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) cumpre, nesta manhã (09/02), mandados em seis cidades de Goiás. Entre os presos está um ex-prefeito de Teresina de Goiás e um vereador de São Miguel do Araguaia. Outro mandado de prisão está em aberto.


A operação desta quinta, nomeada de Hipócrates, foi deflagrada pela Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (DECCOR). Ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados de prisão temporária, busca e apreensão e de afastamento das funções públicas contra suspeitos de fraudarem o sistema de regulação médica de Goiás.


Durante a investigação, foi descoberto que desde 2020 pessoas estavam pagando a operadores do sistema estadual de regulação até R$ 5 mil para que fossem incluídas indevidamente na fila de regulação médica. Com isso, elas burlavam a fila de prioridades, a fim de que pudessem realizar cirurgias eletivas (programadas), consultas médicas, exames e internações a serem pagas pelo serviço público de saúde.


Em consequência da fraude, ocorria uma sobrecarga nas vagas das unidades hospitalares, e a demora no atendimento daqueles que de fato necessitam realizar os procedimentos médicos. A maioria dos casos se refere a procedimentos cirúrgicos para fins meramente estéticos.


Os mandados foram cumpridos em Goiânia, Goianira, Anápolis, Damolândia, São Miguel do Araguaia e Teresina de Goiás. São investigados crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa.

Komentáre


Publicidade

Publicidade

bottom of page