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Pesquisa revela variações de até 175% nos preços de produtos para aliviar o calor

Procon analisou seis estabelecimentos comerciais da capital

Pesquisa revela variações de até 175% nos preços de produtos para aliviar o calor
Foto: Divulgação/Procon Goiânia

A Prefeitura de Goiânia divulgou nesta segunda-feira (04/9) uma pesquisa realizada entre os dias 28 e 31 de agosto de 2023 que revela variações expressivas nos preços de 14 produtos destinados ao alívio da onda de calor. O estudo analisou seis estabelecimentos comerciais da capital, expondo variações de até 175,98% nos valores praticados.


Entre as maiores variações encontradas, destacam-se o umidificador de ar ultrassônico 2,2 L – bivolt- Mondial, com uma variação de preço que vai de R$ 89,10 a R$ 245,90, representando uma diferença de 175,98%. Em segundo lugar, o umidificador e ionizador Allergy Free Timer apresentou uma variação alarmante de 953,49%, podendo ser encontrado por valores que variam de R$ 139,90 a R$ 273,49. Por fim, o climatizador de ar portátil e umidificador Elgin registrou uma variação de 64,31%, oscilando entre R$ 425,96 e R$ 699,90.


Com base nesses números, um consumidor que optar por comprar os produtos pelo menor preço economizaria consideravelmente em sua despesa total. Ao seguir a pesquisa do Procon como referência, o consumidor economizaria impressionantes R$ 564,33 apenas nos três itens mencionados, representando uma economia significativa ao final de toda a lista.


Por outro lado, os produtos com as menores variações, entre 32,87% e 4,69%, incluem o ar-condicionado Split Hw digital invert Samsung 9000 Btus, que registrou uma variação de 32,87%, podendo ser encontrado por preços que variam de R$ 1.929,00 a R$ 2.563,10. O ar condicionado Split Hiwall Eletrolux Ecoturbo 9000 btus teve uma variação de 29,65%, com valores oscilando entre R$ 1.349,00 e R$ 1.749,00. Já o climatizador PCL 1f frio Philco apresentou uma variação de 4,69%, podendo ser adquirido por valores que variam de R$ 429,00 a R$ 449,10.


Assim como nos casos anteriores, seguir a pesquisa do Procon como guia para a compra desses produtos poderia representar uma economia significativa para os consumidores, totalizando R$ 1.054,20 apenas nos três itens mencionados.


De acordo com o Procon Municipal de Goiânia, o objetivo da pesquisa é informar e alertar os consumidores sobre as variações de preços de produtos essenciais para combater o calor na cidade e auxiliá-los na tomada de decisão, permitindo um melhor planejamento financeiro e maior economia nas compras mensais.


O presidente do Procon Goiânia, Júnior Café, ressaltou que marcas conhecidas nem sempre são sinônimo de melhor qualidade e incentivou os consumidores a pesquisar antes de comprar, buscando produtos que atendam às suas necessidades e estejam dentro de seus orçamentos.

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