top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

PF investiga fraude nos sistemas de regulação do SUS em Goiás

Cerca de 50 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão em 7 cidades

PF investiga fraude nos sistemas de regulação do SUS em Goiás
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13/4) a Operação Troco da Troca, com objetivo de combater fraude nos sistemas de regulação do Sistema Único de Saúde em municípios do interior de Goiás.


Segundo a corporação, cerca de 50 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Goiás, nas cidades de Goiânia, Senador Canedo, Pirenópolis, Matrinchã, Goianápolis, Buriti Alegre e Posse.


A PF divulgou que identificou que empresas gestoras dos sistemas de saúde em Goiás, através de contratos com diversas prefeituras, manipulavam o sistema de regulação. Os crimes teriam acontecido entre 2016 e 2020.


"As irregularidades ocorriam no sistema do vale exame, e os representantes dessas empresas, mediante a inserção de dados falsos em sistemas, conseguiam desviar a cota do Programa de Pactuação Integrada de alguns municípios em favor de outros. A burla ao sistema tinha por objetivo realizar favores políticos e garantir a continuidade da empresa como contratada do município beneficiado", informou a PF.


Durante as investigações, foram colhidos elementos de prova que apontam para o pagamento de vantagens indevidas da parte das empresas responsáveis pelos sistemas de regulação em benefício de servidores públicos integrantes do alto escalão de municípios goianos, como Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde, entre outros.


Os crimes investigados são: inserção de dados falsos em sistemas de informações, corrupção ativa, corrupção passiva e fraude ao caráter competitivo da licitação.


Segundo a PF, o nome da operação traduz o relacionamento havido entre os gestores públicos e os representantes das empresas de regulação em saúde, pautado na troca de favores recíprocos e no pagamento de vantagens indevidas.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page