Substância foi encontrada enquanto policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão na residência de um investigado, em Pirenópolis
A Polícia Civil fez uma apreensão inédita de uma substância alucinógena que é extraída da pele e do veneno do sapo, em Pirenópolis. Conforme divulgado, a apreensão aconteceu quando policiais cumpriam mandado de busca e apreensão na residência do investigado, nos dias 18 e 28 de março desse ano. Foram apreendidos aproximadamente 12 gramas de uma substância alucinógena.
Segundo o Instituto Butantan, a substância se tornou popular nos últimos anos devido às características psicoativas encontradas na pele e no veneno do sapo Bufo Alvarius, que tem sido usado em cerimônias para supostamente tratar transtornos mentais, como depressão e ansiedade. O instituto também divulgou que conhecedores da substância extraem e secam o veneno bruto, para fumarem ou fazerem injeções intravenosas.
Especialistas alertam que o uso da substância, além de poder causar a morte dos usuários em doses excessivas, provoca graves problemas respiratórios e cardiovasculares, convulsões, interrupções cognitivas, interrupções do sono, ataques de pânico, ansiedade e paranóia, sintomas que, inclusive, foram relatados por testemunhas ouvidas pela Denarc que já fizeram uso da substância.