Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade de Alexânia
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (11/7) a Operação Notas Fiscais Falsas II, com o objetivo de combater fraudes em aposentadorias por idade destinadas a trabalhadores rurais. Três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade de Alexânia.
Segundo a PF, as investigações revelaram que uma dupla de advogados estaria envolvida em um esquema de demandas judiciais instruídas com documentos falsos, buscando obter a concessão de aposentadorias especiais, conhecidas como Aposentadoria por Idade Rural, para pessoas que não preenchiam os requisitos legais do benefício previdenciário.
A Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) estima que o esquema tenha causado um prejuízo de R$ 624.156,00 (seiscentos e vinte e quatro mil, cento e cinquenta e seis reais) aos cofres públicos. Além disso, considerando-se a expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a revisão desses benefícios indevidamente concedidos pode gerar uma economia de até R$ 3.921.060,00 (três milhões, novecentos e vinte e um mil e sessenta reais).
Os crimes sob apuração nessa operação incluem estelionato majorado, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso.