Prefeitura de Goiânia e Câmara Municipal decretaram luto de três dias
Políticos de Goiás usaram as redes sociais para lamentar a morte da ex-deputada federal Iris de Araújo Rezende Machado, conhecida como Dona Iris, nesta terça-feira (21/2). A Prefeitura de Goiânia e Câmara Municipal decretaram luto de três dias.
Dona Íris sempre foi muito atuante na política. Além do trabalho desenvolvido quando Íris Rezende ocupou cargos no Executivo, ela foi deputada federal por dois mandatos seguidos, entre 2007 e 2015.
O governador Ronaldo Caiado (UB) publicou uma nota de pesar lamentando a morte da ex-deputada e lembrou que quando trabalharam juntos, "Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano."
O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) disse que "Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos". O prefeito também destacou a trajetória política dela.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB) disse que "Seu legado ficará para sempre na história de Goiás. Uma mulher que dedicou a vida em prol da população goiana."
Também deputada federal, Silvye Alves (UB) disse que Dona Iris foi “voz ativa na política de Goiás” e “um exemplo de mulher”.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também prestou solidariedade aos familiares. "Companheira de vida e de luta de Íris Resende (1933-2021), Dona Íris sempre teve forte atuação nas áreas social e cultural, e na defesa da democracia. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e ao povo de Goiás", disse.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), também publicou uma nota de pesar e lembrou que quando era vereador entregou o título de cidadã aparecidense à Dona Iris.
O vice-governador Daniel Vilela disse que "Assim como o marido, ela marcou a história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do nosso MDB."
Na nota, Daniel ainda lembra de quando Dona Iris foi candidata a vice-presidente da república. "Não por acaso, chegou ao posto de candidata a vice-presidente da República em 1994, na chapa liderada por Orestes Quércia, e também ao de presidente dos diretórios estadual do MDB (1995-1998) e do nacional - este entre 2009 e 2010", diz o trecho.
Komentáre