Ao satisfazer a crescente demanda por prestígio e status dos consumidores, os cartões de pagamento metálicos ajudam as instituições financeiras a obter uma maior diferenciação em um mercado hipercompetitivo. Apesar da digitalização contínua das tendências de pagamento, os cartões continuam sendo uma oferta de produtos popular e importante para os bancos e seus clientes, representando 56% de todas as transações em 2022.
Dentro deste segmento, os cartões metálicos estão progredindo significativamente. De acordo com a ABI Research, o número de cartões de metal emitidos aumentará de 34,2 milhões em 2020 para mais de 90 milhões em 2025. Não surpreendentemente, uma combinação de fatores está impulsionando o ímpeto. Em particular, sua popularidade reflete um compromisso contínuo com a inovação por parte dos principais fornecedores de cartões. Para muitos consumidores, os cartões de pagamento metálicos satisfazem o desejo de reconhecimento e exclusividade. E para os bancos tradicionais, neobancos e fintechs, os cartões metálicos podem representar uma ferramenta altamente eficaz para apoiar estratégias de promoção da marca e diferenciação, e reforçar o vínculo tangível que eles têm com seus consumidores.
Os cartões de metal também podem fazer parte de seus planos de hiperpersonalização, colocando o usuário final no controle. Também oferecem oportunidades para criar novos fluxos de receita e evitar atritos, graças à combinação ideal de serviços premium e de valor agregado que é possível graças aos cartões de metal.
Da ferramenta de pagamento ao acessório de estilo de vida
A principal atratividade dos cartões de metal, sem dúvida, é sua aparência. Em comparação com um produto plástico convencional, eles são mais pesados e oferecem uma experiência estética e tátil mais agradável. Como um acessório de estilo de vida, bem como uma ferramenta de pagamento, os cartões de metal se destacam da multidão. Eles representam o reconhecimento financeiro, o sucesso aspiracional e jogam com o lado emocional do consumidor.
O estilo e o status aprimorados fornecidos pelos cartões de metal oferecem uma excelente combinação com a mentalidade moderna do consumidor. Isto é particularmente verdadeiro para dois segmentos de mercado vitais, ou seja, os millennials e os clientes ricos. Pesquisas de mercado recentes destacam a amplitude e a profundidade desse apelo. De acordo com uma pesquisa global da Edgar Dunn & Company, 58% dos consumidores considerariam seu banco de maneira mais positiva se ele oferecesse cartões de pagamento metálicos. Notavelmente, 80% dos consumidores ricos e 77% dos millennials disseram que prefeririam um cartão de metal, desde que oferecesse os mesmos benefícios e recompensas, como uma alternativa ao plástico.
Todavia, um programa de cartão bem empacotado que concede vantagens adicionais, como cashback, serviços bancários privilegiados, acesso a lounges, descontos especiais, apólices de seguro e outras garantias, continua sendo claramente fundamental para atrair e reter os consumidores. Isso vale tanto para o lançamento de novos programas quanto para o rebranding dos já existentes. Os cartões metálicos serão então considerados como a cereja no bolo.
Um retorno saudável do investimento
Os bancos que investem em cartões de pagamento metálicos e programas relacionados podem obter retornos comerciais significativos. Tradicionalmente, as instituições financeiras podiam contar com altos níveis de fidelização de clientes. Os consumidores de hoje estão muito mais dispostos a mudar para um concorrente com uma oferta mais atraente. A nova geração de millennials está alimentando essa rotatividade, junto com fintechs e neobancos ágeis e inovadores que os tem como alvo. Como resultado, todas as instituições financeiras agora precisam trabalhar mais para reter e atrair clientes.
Na pesquisa da Edgar Dunn & Company, 70% dos entrevistados disseram que deixariam seu banco atual em favor de outro que oferecesse um cartão de metal com benefícios semelhantes. Os cartões de metal têm, portanto, um papel valioso a desempenhar, ajudando a criar diferenciação em um mercado cada vez mais concorrencial e competitivo. Os cartões de metal também podem ajudar a justificar uma taxa de assinatura premium, aumentando assim as receitas e as margens de lucro do emissor do cartão. Dado o valor atribuído aos cartões de metal pelos consumidores, os benefícios finais normalmente vão muito além. Os bancos que oferecem cartões metálicos podem razoavelmente esperar ver taxas de ativação de cartão mais altas, bem como uma probabilidade muito maior de que seu cartão atinja o status de "topo da carteira" e, portanto, taxas de gastos mais altas.
A inovação floresce
À medida em que o mercado crescia e se desenvolvia, também cresceu a gama de designs de cartões de metal disponíveis. As opções agora incluem diferentes estruturas de cartão, combinando metal e PVC e revelando metal nas bordas, frente ou verso do cartão. Eles também vêm em diferentes pesos, variando de 10g a 28g, e podem apresentar vernizes especiais, enfeites como chapeamento de ouro, gravação e até mesmo cristais e diamantes embutidos.
O estilo aprimorado e a presença oferecida pelos cartões de metal não prejudicam sua funcionalidade. Os cartões metálicos suportam transações com e sem contato e atendem aos padrões EMV. No futuro, também podemos esperar ver mais inovações tecnológicas, desde o aumento da utilização de metais reciclados até a incorporação de mais funcionalidades de segurança e embelezamento.
Trabalhar com a Thales
O mercado de cartões de pagamento físicos nunca foi tão dinâmico e empolgante. O número de bancos que estão reconhecendo o poder e o potencial dos cartões de metal está em uma curva ascendente acentuada. No entanto, implantar cartões metálicos e maximizar o retorno do investimento pode ser uma tarefa desafiadora. Escolher o parceiro de fornecimento certo é uma parte fundamental de um lançamento de programa bem-sucedido baseado em metal.
A Thales é líder há muito tempo nesse mercado e, em média, fornece cinco milhões de cartões de metal por ano. Comprometida com a inovação, a Thales tem o maior portfólio de produtos especiais, com recursos exclusivos de efeitos especiais para proporcionar visuais criativos. Com suas equipes de especialistas em cartões metálicos, três locais de fabricação e mais de 20 locais dedicados à personalização em todo o mundo, a Thales acompanha os bancos em sua jornada de lançamento de cartões metálicos e apoia a implantação pelos emissores. Como resultado, os emissores que procuram surfar na onda de aumento do interesse por cartões de pagamento metálicos podem contar com um parceiro que atende a todas as competências essenciais e suporta o time-to-market mais justo.

Gustavo Daniel, Head de Vendas para Bancos e Meios de Pagamento da Thales para o Brasil