top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Prefeitura de Goianésia alerta população sobre importância do Censo 2022 do IBGE

Quem ainda não respondeu o questionário presencialmente poderá ligar e agendar um horário

Prefeitura de Goianésia alerta população sobre importância do Censo 2022 do IBGE
Foto: Helena Pontes/IBGE

A prefeitura de Goianésia está se mobilizando para auxiliar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a concluir os trabalhos do Censo Demográfico 2022. Diante da dificuldade que os recenseadores estão enfrentando para visitar algumas residências, a prefeitura pede que a população receba os agentes do IBGE e responda o questionário.


O Censo Demográfico permite um levantamento do perfil da população e das características de seus domicílios, apontando principalmente o número de habitantes que vivem no município.


“O censo é importante, não apenas para identificar o número de habitantes, mas para garantia de recursos necessários para implantação de políticas públicas e serviços essenciais à população”, avalia o prefeito Leonardo Menezes.


Os dados do Censo são fundamentais para que o IBGE possa fazer um levantamento de cada município e, dessa forma, fazer com que a Administração Municipal receba mais recursos federais e estaduais, além de ter condições de direcionar melhor as políticas públicas. Saber, por exemplo, quais bairros precisam de mais creches, escolas, postos de saúde, e assim por diante.


O número de habitantes levantado pelo Censo é utilizado como referência para distribuição dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, verbas federais dirigidas aos estados e municípios, de acordo com o tamanho de sua população. A quantidade de moradores também determina o tamanho das representações políticas, isto é, quantidades de vereadores, de deputados estaduais e federais.


Quem ainda não recebeu a visita dos recenseadores ou não estava em casa quando os agentes passaram pode ligar no telefone 137 e agendar um horário para responder ao questionário do Censo.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page