top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Professores da Educação Infantil e da Alfabetização de Goianésia fazem formação Alfa Mais Goiás

Evento acontece hoje e amanhã

Foto: Samuel Henrique/Ascom

Tem início na manhã desta terça-feira, 19/4, e se estende até esta quarta, 20/4, a Formação Alfa Mais Goiás, em Goianésia. Trata-se do I Encontro Formativo para Profissionais do Programa Alfa Mais Goiás, cujo público-alvo são os professores da Educação Infantil, do Jardim 1 e Jardim 2, e da Alfabetização, do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.


É a primeira vez que o treinamento, integrante do Curso Alfabetização como Direito das Crianças Goianas, ministrado em todo o Estado, é realizado em Goianésia.


Criado em 2021, por meio da Lei nº 21.071, o Alfa Mais prevê a colaboração do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Educação, com 245 municípios que aderiram ao programa, com os objetivos de reduzir os índices de alfabetização incompleta e de letramento insuficiente das crianças matriculadas nas redes públicas; e de assegurar a alfabetização completa das crianças na idade certa, até o 2º ano do Ensino Fundamental.


A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação e formadora regional do Programa Alfa Mais Goiás, Aline Miguel Macedo, explica que o curso ocorre em todo o Estado, mediante convênio do Alfa Mais Goiás com as secretarias municipais de Educação.


Em Goianésia, o evento vai acontecer no auditório da Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg), nas duas datas, no período matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 13h30 às 17h30, e será ministrado pelas formadoras de Jardim 1 e 2, Aline Regina Naves, e do 1º e 2º anos, Sonia Sabino Rodrigues, ambas da Secretaria Municipal de Educação.


No primeiro dia, nesta terça, o curso será ministrado para professores do Jardim 1 e 1º ano; e no segundo, na quarta, para professores do Jardim 2 e do 2º ano.


Ao todo, 178 professores do município, que trabalham na Educação Infantil e Alfabetização, participarão da formação, cuja articuladora em Goianésia é a pedagoga Nilma Cristina Toledo.

“Essa formação é toda baseada no material complementar, que vai chegar a todos os municípios”, explica a articuladora Nilma Cristina, destacando o Livro do Professor e o Livro do Aluno, para 1º e 2º anos, e o Planejamento Docente na Educação Infantil, para professores da Educação Infantil.


Nilma Cristina reforça o trabalho conjunto, no caso de Goianésia, entre Estado e o Município, a fim de que sejam executadas ações voltadas a professores e estudantes da Educação Infantil e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, visando à alfabetização das crianças seja concluída na idade certa e de forma completa.


Ao todo, Goianésia conta 3.585 alunos do Ensino Infantil e da Alfabetização, praticamente a metade do total de matriculados, pouco mais de 7 mil estudantes, na Rede Municipal de Educação.


Apesar de o Município ter índice satisfatório de crianças alfabetizadas e letradas na idade certa, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação e formadora regional do Programa Alfa Mais Goiás, Aline Miguel Macedo, julga importante a formação para os professores.


“Temos o privilégio de ter índice já satisfatório. Porém, recebemos muitas crianças de outros municípios, de outros estados, daí a importância de os nossos professores terem acesso a essas informações, para que esses índices continuem favoráveis na nossa Rede Municipal de Educação”, afirma.


Além disso, Aline Miguel considera vantajosa, para as crianças, a alfabetização adequada e na idade certa. “A alfabetização é o primeiro passo da vida escolar da criança, é o princípio de toda a vida escolar dela. A vida escolar da criança precisa desse processo de alfabetização na idade certa”, opina Aline Miguel.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page