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Projeto “Livros em Ação” leva biblioteca fixa e circuitos literários para escolas de Barro Alto

O evento acontece na próxima terça-feira (26/4), em duas escolas

Foto: Divulgação/ONG Passatempo Educativo

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Livro Infantil (02 de abril), o Dia do Livro (23 de abril) e o Dia da Educação (28 de abril), a ONG Passatempo Educativo chega no estado de Goiás com o projeto literário “Livros em Ação”. A proposta é levar às escolas públicas uma biblioteca fixa com atividades socioculturais e lúdicas, juntamente com oficinas e circuitos para incentivar o hábito da leitura desde cedo.


Na cidade de Barro Alto, o evento acontece na próxima terça-feira (26/4), onde será feita a entrega oficial dos materiais com as autoridades locais e os responsáveis do projeto, as primeiras unidades de ensino beneficiadas serão a Escola Municipal Rodrigo Aparecido de Jesus e a Escola Municipal Professora Maria Siqueira Pinto. A biblioteca será montada com livros à escolha das instituições e propõe que, mesmo após o final de ciclos de atividades, as crianças consigam manter o hábito da leitura e tenham acesso aos livros.


No estado de São Paulo, o projeto já é realizado desde 2015, pensado a partir da variedade de temas que podem ser trabalhados com a leitura, assim como a importância dos livros para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos alunos. Com o apoio da equipe da Passatempo, jovens voluntários, patrocínios educacionais e novos parceiros, a ONG mantém as atividades por todo o Brasil, oferecendo aos alunos abordagens educativas enquanto se divertem, integrados de forma interdisciplinar e contextualizada.


Oficinas literárias

No desenvolvimento dos ciclos literários com as oficinas do projeto, inicialmente os professores indicam livros a serem trabalhados com os alunos, seguindo a trajetória do currículo do município e o planejamento das aulas. Após a escolha, a Passatempo Educativo disponibilizaria um exemplar do livro para cada estudante e combina um prazo de leitura com a turma. Ao finalizar o período, é realizada uma oficina pedagógica personalizada com a temática do livro, de forma presencial ou online, de acordo com a localização da unidade escolar.


Durante todo o processo, também são oferecidas formações aos educadores para que conheçam o projeto e os temas apresentados, possibilitando a continuidade das atividades e novas propostas com o conteúdo abordado, caso tenham interesse.

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