top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidar

Informação foi divulgada neste domingo (05/11) pelo Inep

Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidar
Foto: Reprodução

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é: "Desafios para o o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".


A informação foi divulgada neste domingo (05/11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas.


Neste ano, os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres criaram um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. Também foi lançada uma consulta pública e um formulário eletrônico para ouvir a sociedade sobre a elaboração dessa Política.

Além da prova de redação, na tarde de hoje, os candidatos inscritos no Enem fazem as questões de linguagens e códigos e de ciências humanas. A prova começou às 13h30 e o horário de término é 19h (horário de Brasília).


A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. O candidato deverá defender um ponto de vista apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.


Também deve elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos.


Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas do texto:

  • Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;

  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entre os critérios que podem conferir nota 0 à redação estão a fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page