Renato de Castro participa de visita com a equipe da campanha “Faça Bonito” com palestras educativas para crianças
- Redação Ogoiás
- há 12 horas
- 2 min de leitura

O prefeito Renato de Castro, acompanhado da vice-prefeita Luciana Naves e da secretária municipal de Promoção Social, Igara de Castro, realizou nesta semana uma visita ao Centro Municipal de Educação Infantil Dona Mercedes, como parte das ações da Campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar, desde a primeira infância, sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Durante a visita, as autoridades participaram de uma atividade especial com os alunos, que, de forma lúdica e adequada à faixa etária, aprenderam sobre como reconhecer situações de risco, como pedir ajuda e, principalmente, que não devem se calar diante de qualquer tipo de violência.
“Falar com as crianças de forma sensível, no universo delas, do jeito que elas entendem, é fundamental para que elas se sintam seguras e saibam que não estão sozinhas. Essa é uma responsabilidade que começa na família, passa pela escola e deve envolver toda a sociedade”, destacou o prefeito Renato de Castro.
A secretária de Promoção Social e idealizadora do CREC (Centro de Referência Especializado em Cuidado), Igara de Castro, reforçou o papel das escolas como aliadas no enfrentamento ao abuso infantil: “As crianças precisam saber que têm com quem contar. Por isso estamos nas escolas, ensinando com cuidado, com amor, para que nenhuma criança sofra em silêncio. A campanha Faça Bonito é sobre proteção, escuta e ação”, afirmou Igara.
A campanha tem mobilizado toda a rede municipal de ensino com palestras, atividades pedagógicas, contação de histórias, dramatizações e distribuição de materiais educativos, sempre respeitando a linguagem e o entendimento das crianças.
A vice-prefeita Luciana Naves também destacou o caráter preventivo da iniciativa: “Essa conscientização desde cedo é fundamental. É um investimento em segurança emocional e em dignidade. Estamos todos juntos nessa missão de proteger nossas crianças”, finalizou.