top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto Gala Lírica nesta quarta-feira

A apresentação, em Goiânia, contará com grandes nomes do canto lírico brasileiro no Teatro Basileu França, às 20h; entrada é gratuita

Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto Gala Lírica nesta quarta-feira
Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto Gala Lírica no Teatro Basileu França, no setor Leste Universitário, nesta quarta-feira (21/6); entrada franca - Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta, nesta quarta-feira (21/6), no palco do Teatro Escola Basileu França, em Goiânia, o concerto Gala Lírica, sob a regência do maestro Eliel Ferreira. O evento musical conta com a participação de diversos solistas, como a soprano Patrícia Mello, a mezzo-soprano Sara Veras, o tenor Hélenes Lopes e o barítono Jadson Álvares. A apresentação começa às 20 horas, com entrada gratuita.


A Gala Lírica se difere da ópera por não haver encenação. “Enquanto a ópera é produzida de modo mais teatral, com presença de diversas vozes e cuidado com a montagem de cenário, figurino e iluminação, a Gala Lírica traz trechos cantados, sem encenação. Nesse tipo de concerto, o foco está na apresentação de cantores que têm uma formação voltada para o canto lírico”, detalha o maestro.


O programa traz uma seleção de trechos conhecidos do repertório operístico como Carmen, La Traviata, Pagliacci, Guarany, entre outros. A apresentação contará ainda com a participação dos cantores em duetos e até o famoso quarteto da ópera Rigoletto, de Verdi, Bella figlia dell’amore.


Formação musical

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, um projeto da Escola do Futuro do Estado de Goiás em Artes Basileu França, foi fundada em 2001 e tem se sustentado como um dos principais centros de formação de jovens músicos do Centro-Oeste. O objetivo principal é a formação de jovens músicos para atuar profissionalmente em orquestras do Brasil e do exterior, além de formação de plateia por meio da democratização do acesso à música orquestral.


A Orquestra tem ganhado espaço no cenário nacional, sendo considerada uma das melhores orquestras jovens do país. Além disso, tem colaborado na formação de vários profissionais e estudantes de música que hoje estão espalhados nos principais pontos culturais do Brasil e mundo afora. A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás também recebe o benefício da Bolsa Artista, programa criado pelo Governo Estadual para assegurar aos jovens o acesso à educação, cultura e inclusão social.


A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, passou a ser gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page