Na noite desta terça-feira (04/10), sob a presidência do Vereador Valdson Roberto, foi realizado a primeira Sessão Ordinária do mês de outubro na Câmara Municipal de Ceres. Os principais requerimentos apresentados em plenário foram relacionados a saúde e infraestrutura.
O vereador Juliano Garcia apresentou requerimento, o qual solicita a secretaria Municipal de Saúde que proceda com a instalação do programa de prontuários eletrônicos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA do município. O parlamentar destacou que os computadores já se encontram disponíveis na Unidade e aguardam somente a instalação do software. Juliano justificou que o sistema eletrônico será de grande benefício, pois permite a possibilidade de manter os registros de pacientes por tempo indeterminado, facilitando a busca por data ou pelo médico responsável pelo prontuário, além de disponibilizar para a população relatórios quando necessário.
A Vereadora Elian Bernadete apresentou requerimento solicitando ao prefeito e à secretaria de Administração e Recursos Humanos que informe se há estudo sobre a valorização e ajuste da remuneração dos membros do Conselho Tutelar do Município. A vereadora lembra que, caso ainda não exista projeto nesse sentido, já fica requerido desde já, que seja elaborado e enviado à Câmara Municipal, com máxima urgência. A parlamentar justificou que seu requerimento se torna necessário uma vez que os Conselheiros Tutelares desempenham importante função no município, dedicando e dando apoio ás crianças e adolescentes que necessitam da ação do Conselho e, os mesmos necessitam de valorização e ajuste em suas remunerações para correção de quaisquer perdas inflacionárias que por ventura existam.
Elian Bernadete também apresentou outro requerimento solicitando ao prefeito e a secretaria municipal de Saúde, informações referentes ao primeiro semestre de 2022. A vereadora solicita: números de preventivos realizados no município; número de mamografias; quantidade de ultrassonografias vinculadas a saúde da mulher; quantidade de consultas ginecológicas e obstétricas realizadas fora do domicílio; quantidade de consultas pediátricas realizadas fora do domicílio; pede para indicar a quantidade de mulheres em espera por consultas e cirurgias eletivas (saúde da mulher, incluindo oncologia); especificar a cirurgia a ser realizada em cada uma das mulheres que estão em espera; indicar a quantidade de crianças em espera por consultas e cirurgias especificando a cirurgia a ser realizada; indicar o tempo médio de espera para realização de consultas: ginecológicas, obstétricas, pediátricas, exames de ultrassonografia, exames referentes à saúde da mulher, mamografias e consultas oncológicas. Elian Bernadete justifica que sua solicitação é feita por reinvicação dos usuários da secretaria municipal de Saúde bem como exercer a fiscalização contábil, financeira e orçamentária do Município, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno no Poder Executivo.
O vereador Weder Rubens apresentou requerimento solicitando a secretaria de Infraestrutura que seja providenciado o cascalhamento e feito ondulações (lombadas) para o escoamento das águas das chuvas, na estrada que dá acesso ao Córrego do Teles. O parlamentar disse que sua solicitação é feita devido a chegada do período chuvoso e a pedido dos moradores região.
O vereador Reiller Seabra apresentou requerimento solicitando ao prefeito e à secretaria de Obras, a reforma da antiga Escola do Palmital, onde está situada atualmente a sede da Associação dos Produtores Rurais do Palmital. O parlamentar justificou que a reforma é necessária para o retorno dos atendimentos médicos da região e para melhor acomodação na sede dos Produtores Rurais.
Em outro requerimento o vereador Reiller Seabra, requer ao prefeito e à secretaria de Infraestrutura o patrolamento e cascalhamento da estrada que dá acesso a casa do Sr. Leoni e da Sra. Charlene próximo ao Parque de Exposições paralelo a GO-154; e patrolamento e cascalhamento da estrada que dá acesso ao Povoado da Capelinha próximo à divisa do Município de Ceres e Carmo do Rio Verde. Segundo o vereador, esta é uma solicitação dos moradores da região.
As Sessões Ordinárias são realizadas toda terça-feira, às 20h, no plenário da Câmara Municipal de Ceres.
Commentaires