top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Vila Cultural Cora Coralina abre exposição exclusiva do artista Selon nesta terça-feira (10/5)

”Provisório” consiste na modalidade artística Site Specific, em que produção e instalação são específicas para o local que abriga a obra de arte

Artista reuniu materiais recicláveis acumulados na própria unidade cultural para montar a estrutura que ficará em cartaz até 10 de junho. Após este período, a obra será desfeita
Artista reuniu materiais recicláveis acumulados na própria unidade cultural para montar a estrutura que ficará em cartaz até 10 de junho. Após este período, a obra será desfeita - Foto: Leo Iran

A Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia, inaugura, às 18h de hoje (10/5), a exposição “Provisório”, do artista goiano Santhiago Selon. Constituída pela modalidade artística Site Specific, que resulta na ocupação em que a produção e instalação são específicas para o local que abriga a obra de arte, a mostra foi montada na sala Sebastião Barbosa e fica em cartaz até 10 de junho.


Natural de Catalão, Santhiago Selon vive e trabalha em Goiânia e São Paulo. Seu cotidiano de criação tem o desenho e a pintura como objeto de investigação estética por meio do abstracionismo geométrico. A arquitetura e os espaços urbanos são os temas centrais de seus trabalhos.


Selon recolheu materiais recicláveis guardados na própria Vila Cultural Cora Coralina, como papelão e compensados, dentre outros, para montar o ambiente em que criou os murais exclusivamente para a mostra “Provisório”. “A gente tem esta instalação na parede e também terá no chão, que, juntamente com a pintura, vão criar um ambiente, pois tem toda aquela questão de ambientar o espaço”, explica o artista.


Coordenador da unidade, Gilmar Camilo, conta que há cerca de cinco anos, Selon também desenvolveu um trabalho especificamente para o local em que estava expondo, no caso o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). “Consistiu numa grande pintura nas escadarias do museu, que fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer”. Gilmar se refere à exposição “Seis Vezes Simultânea”, considerada histórica para a arte plástica goiana contemporânea, “por ter projetado nacionalmente os seis artistas participantes”, complementa.

Vida e obra de Selon

Santhiago Selon tem desenvolvido murais de grandes dimensões e intervenções urbanas desde o início da carreira, nos anos 2000, em São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina entre outros estados brasileiros.


Ao longo das duas últimas décadas, tem circulado sua produção de maneira diversificada. Desenvolve e executa projetos, participa de exposições individuais e coletivas em salões de arte, possui trabalhos em importantes coleções particulares e públicas, como o Museu de Arte Contemporânea de Goiás e Centro Cultural UFG.

Comentários


Publicidade

Publicidade

bottom of page