top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

10 anos sem Hebe; eterna gracinha de viver


Gracinha. Linda de viver. Bárbara. Hebe Camargo, uma das pioneiras da TV brasileira, morreu aos 83 anos, em 29 de setembro de 2012. Relembre alguns momentos da vida e da carreira da apresentadora.

Há exatos 10 anos, Hebe teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, em São Paulo. Nascida em Taubaté (SP), Hebe Maria Monteiro de Camargo veio ao mundo na data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. De família pobre, filha de um músico, iniciou a carreira como cantora no rádio nos anos de 1940.

Antes de se tornar a loira mais famosa da TV brasileira, Hebe ficou conhecida como "a moreninha do samba". Depois de uma longa pausa, ela retomou a carreira de cantora já na maturidade, com o álbum "Pra Você". Em 1950, Hebe foi convidada a cantar o Hino da TV Brasileira na inauguração, mas preferiu encontrar o namorado. Disse estar gripada e pediu que Lolita Rodrigues a substituísse. Dias depois, Hebe gravou um dos primeiros musicais da TV no Brasil.

Em 1955, Hebe passou a apresentar "O Mundo é das Mulheres", primeiro programa feminino da TV brasileira. Desde então, se consolidou no comando de shows, com seu jeito descontraído de entrevistar. O bordão "gracinha", sua gargalhada inconfundível e suas perguntas espontâneas conquistaram o carinho do público. O sofá de Hebe se tornou sinônimo de prestígio. Nele, sentaram Neil Armstrong, Edith Piaf, Shakira, Mariah Carey e muitos outros.

No SBT, onde passou mais tempo como apresentadora, Hebe transformou seu selinho em um objeto de desejo dos entrevistados. Rita Lee foi quem inaugurou a tradição. Conservadora, Hebe sempre se posicionou politicamente. Amiga de Maluf, ela chegou a sugerir o fechamento do Congresso em seu programa. Por outro lado, defendeu os homossexuais e falou abertamente sobre os abortos que fez. A paixão por Roberto Carlos e a amizade com Lolita Rodrigues e Nair Bello marcaram a vida de Hebe. A apresentadora teve um filho, Marcelo, e foi casada por duas veze

Em seus últimos anos de vida, enfrentou um câncer, mas conseguiu voltar à TV recuperada. Deixou o SBT e foi disputada por emissoras. Migrou para a RedeTV, mas retornou à emissora de Silvio Santos dias antes de morrer.

Publicidade

Publicidade

Leia também

bottom of page