top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Banco de Sangue do Hugol precisa de doadores fator Rh negativo

O agendamento pode ser realizado por telefone ou pela internet

Banco de Sangue do Hugol precisa de doadores fator Rh negativo
Voluntários podem fazer solidário gesto de doação de sangue - Foto: José Ferreira Neto/Agir

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) necessita de doadores de todos os tipos sanguíneos para a manutenção de seus estoques. Entretanto, devido à diminuição das doações durante os últimos meses, a unidade do Governo de Goiás carece de sangue de fator Rh negativo: A negativo (A-), B negativo (B-), AB negativo (AB-) e, principalmente, O negativo (O-), cujas reservas se encontram em estado crítico.


“Tivemos uma grande diminuição de doadores, e a necessidade de sangue tem aumentado na mesma proporção da quantidade de pacientes que o hospital tem recebido. Além de ter uma entrada exclusiva, separada do fluxo hospitalar, também adotamos outras medidas preventivas. É um momento de pensar no coletivo e de unir forças para superarmos esse momento. Então, pedimos que venham até o hospital e doem sangue e nos ajudem com essa ação extremamente importante”, declarou Adriano Arantes, supervisor médico do banco de sangue.


Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio, evitando aglomerações e dando agilidade à doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662 ou do site http://ucthugol.hugol.org.br/RealBlood/agonline/.


Para passar pela entrevista pré-doação, os requisito básicos são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, orientamos evitar a doação durante esse período. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.


Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea. Por isso, o banco de sangue mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes do Hugol.


De julho de 2015 a dezembro de 2021, o hospital realizou 17.535.499 procedimentos, dentre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (12.808.975), procedimentos cirúrgicos (115.642), exames (4.475.287), transfusões (65.490) e coletas de sangue (60.207).


Localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, nº 14.527, Setor Santos Dumont, a Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol tem capacidade para atender a 60 doadores por dia e dispõe de horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30; e no sábado, das 7h às 12h, exceto em dias de feriados.

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.

Publicidade

Publicidade

bottom of page