top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Caiado define Augusto César Rocha Ventura como novo desembargador do TJGO

Advogado foi o escolhido para ocupar a vaga do Quinto Constitucional da Advocacia deixada por Nicomedes Domingos Borges

Governador Ronaldo Caiado define Augusto César Rocha Ventura como novo desembargador do TJGO
Novo desembargador do TJGO, Augusto César Ventura foi escolhido pelo governador - Foto: Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), definiu o advogado Augusto César Rocha Ventura como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A decisão, com o nome do escolhido, foi divulgada neste domingo (26/10).


A escolha ocorreu a partir da lista tríplice definida em setembro pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), que incluía também Ricardo Baiocchi Carneiro e Luciano Mtanios Hanna. A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Nicomedes Domingos Borges, representante do Quinto Constitucional da Advocacia.


O Quinto Constitucional é uma norma que garante que um quinto das vagas nos tribunais seja ocupado por advogados e membros do Ministério Público, e não apenas por juízes de carreira.


O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou as qualidades do novo desembargador.

“O escolhido, além de atender a todos os requisitos jurídicos e técnicos exigidos para o cargo, possui um histórico profissional marcado pela competência, ética e mérito. Esperamos que mantenha o firme compromisso com o Estado Democrático de Direito, com a defesa das garantias individuais e com a valorização das prerrogativas da advocacia”, afirmou.

Trajetória acadêmica e profissional

Augusto César Rocha Ventura tem uma trajetória consolidada no meio jurídico e acadêmico. É doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).


Também possui MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e diversas pós-graduações nas áreas de Direito Tributário, Penal, Constitucional e Estratégia, com formações em instituições como Universidade de Extremadura (Espanha), Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Centro Universitário Presbiteriano Mackenzie.


Na OAB, já atuou como membro da Comissão de Ética e Disciplina da subseção de Anápolis.

Publicidade

Leia também

bottom of page