top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

“Chaminés de fada”: formação geológica rara é descoberta em Goiás

Estruturas com mais de três metros de altura foram esculpidas por erosão há centenas de anos

Torres rochosas conhecidas como “chaminés de fada” foram encontradas em Campos Belos — Fotos: Divulgação/Lucas Ninno
Torres rochosas conhecidas como “chaminés de fada” foram encontradas em Campos Belos — Fotos: Divulgação/Lucas Ninno

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) identificaram, pela primeira vez no Brasil, uma formação geológica rara conhecida como “chaminés de fada” no município de Campos Belos, região nordeste do estado. O local, situado em área particular, ainda não está aberto à visitação pública.


De acordo com a geóloga Joana Paula Sánchez, coordenadora do Laboratório de Geologia e Áreas Turísticas da FCT-UFG, as torres rochosas têm um formato curioso que chamou atenção desde a primeira análise.


“Essas formações possuem uma camada mais resistente no topo, como se fosse um chapéu, enquanto a base, mais frágil, foi esculpida pela ação de um rio que passava aqui há centenas de anos. O resultado são estruturas que chegam a mais de três metros de altura”, detalhou a pesquisadora.


Embora existam registros de formações semelhantes em menor escala no Tocantins, a novidade em Goiás está na dimensão e preservação da área. “Essa região nunca foi usada para agricultura, pastagem ou turismo, então as chaminés se mantiveram intactas. São várias torres em uma área extensa, o que torna o achado inédito no país”, afirmou Joana Paula.


O estudo segue em andamento, e ainda não há previsão de abertura do local para visitas, garantindo a preservação dessas formações únicas.



Publicidade

Leia também

bottom of page