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Descubra como surgem as tendências de moda

História, mudanças de comportamento e troca de informações podem explicar os movimentos que aquecem as diversas faces do mundo da moda

As tendências de moda são tudo aquilo que se encontram em alta no momento. Seja uma cor, estilo, estampa, textura ou acessório, as famosas trends movimentam a indústria há muito tempo.


Indo direto ao ponto, pode ser complicado determinar o exato momento em que uma tendência nasce, já que os fatores podem ser bastante abstratos. Assim como tudo que envolve a complexidade humana de questões sociológicas, os comos, quandos e porquês podem ser meio obscuros e carregar diversas versões diferentes.


No entanto, existem alguns elementos que, de um jeito ou de outro, influenciam certamente a maneira como as coisas funcionam. Eventos políticos, econômicos, históricos, tecnológicos e de cunho social são perfeitamente capazes de alterar o pensamento coletivo e, assim, as tendências estéticas e de comportamento que navegam o universo fashion.


O que move as tendências?

Existem vários exemplos de acontecimentos históricos, políticos e sociais cujas consequências afetaram diretamente a maneira como as pessoas se vestem.


Durante as grandes guerras, por exemplo, as mulheres passaram a assumir o papel dos homens ao sustentar a casa e os filhos, já que seus pais e maridos precisavam marchar para o campo de batalha. Isso fez com que os vestidos pomposos e cheios de detalhes fossem substituídos por roupas de trabalho, como calças e blusas fechadas.


Na Segunda Guerra Mundial, a economia europeia foi tão terrivelmente afetada que as autoridades passaram a fazer o racionamento de diversos produtos, inclusive tecidos. Com isso, as vestes eram mais simples e tinham o propósito de funcionalidade e durabilidade. Na Inglaterra, as chamadas roupas utilitárias eram incentivadas pelo governo.


Hoje Paris é conhecida como a capital mundial da moda, mas isso aconteceu por eventos do passado. O interesse do Rei Luís XIV por design desencadeou a criação da imprensa de moda e o forte investimento na indústria têxtil do país a partir de 1700.


Na década de 20, o livro La garçonne, do escritor francês Victor Margueritte, e a coragem de Coco Chanel ao introduzir roupas casuais ao guarda-roupa feminino, criou grandes mudanças de estilo que marcaram a época e um considerável avanço de comportamento por parte das mulheres.


Nos anos 1950, as calças jeans, camisetas brancas e jaquetas casuais ganharam mais espaço graças a algumas produções de Hollywood, como Juventude Transviada e Prisioneiro do Rock’n’Roll, com James Dean e Elvis Presley, respectivamente.


Os hippies inventaram seu próprio estilo nos anos 1960 ao buscarem por uma sociedade mais justa e naturalista, enquanto a música disco fez boa parte das pessoas adotarem estéticas mais coloridas e brilhantes na década de 70.


As famosas ombreiras dos anos 1980 surgiram para que as mulheres pudessem assumir uma postura mais imponente em meio a ambientes masculinos, enquanto os noventistas só queriam relaxar e se divertir depois de tantas décadas complicadas do século XX.


Por um bom tempo, o Brasil copiou as tendências da Europa, mas foi obrigado a criar as próprias – com tecidos mais leves, roupas mais curtas e estampas mais coloridas – para adequar as vestimentas ao clima tropical.


Durante a pandemia, uma das estéticas que balançaram o lado fashion das redes sociais foi o cottagecore. Em meio a solidão do isolamento social, fantasiar sobre uma vida no campo, respirando ar puro, não era nada absurdo.


Embora possa ser difícil apontar o dia e a hora exata que algo novo foi criado em meio às massas, as tendências são provenientes de várias situações e lugares.


 Mas a semelhança entre elas é uma só: tocar, de alguma maneira, a vivência humana. Isso significa que a moda vai muito além das manifestações visuais, servindo também como ferramenta de expressão e de consequência do mundo ao redor.


Trend forecasting

Trend forecasting significa previsão de tendências. Sem nenhum segredo ou interpretações elaboradas, sua função é prever o que deve fazer barulho no futuro em vários segmentos, como a moda.


Apesar do conceito simples, seu funcionamento é mais complicado. Vários profissionais fazem parte disso, como designers, especialistas em marketing e redes sociais, analistas de dados, e grandes entendedores de tecnologia e mídia.


A ligação entre a velocidade de criação e transmissão de informações, com as diversas mudanças culturais que acontecem a todo instante é o fator-chave para que as trends atuais aparecem tão rápido, causem tanta comoção e desaparecem na mesma velocidade em que surgiram. As redes sociais são peças importantíssimas – no cenário atual, em especial o TikTok.


O esquema criado pela Miscellanea, empresa especialista em conceito e trend forecasting, divide a previsão em dois grupos, com suas respectivas características e fontes de coleta de dados:

  • Analítico (objetivo, proativo, conhecimento explícito): inovações tecnológicas, leis, eventos globais, marketing, projeções econômicas, artigos especulativos, insights de consumo, dados de redes sociais, dados de varejo.

  • Conceitual (subjetivo, reativo, conhecimento tácito): cultura pop (música, cinema, TV, celebridades, influenciadores, assuntos em alta nas redes sociais), tendências de compra, tendências de cor e estampas, desfiles, novidades de manufatura, feiras de varejo (moda e têxtil), streetstyle.


A partir dos acontecimentos dos meios citados, é possível prever – ou ao menos tentar – o que vai ou tem chances de ganhar notoriedade nos próximos dias, semanas ou meses.


Isso pode ser exemplificado pela música Bloody Mary, de Lady Gaga, que começou a fazer sucesso no TikTok depois que um usuário editou a canção por cima de uma cena do seriado Wandinha, da Netflix, que bombava na época.


Percebendo a comoção em 2022 de um projeto lançado em 2011, a cantora logo tratou de promover a música, que rapidamente apareceu entre as mais ouvidas do Spotify.


Esse foi um evento do entretenimento, impulsionado pela força das plataformas digitais, mas os sinais mesclados à imprevisibilidade também se encaixam em outras vertentes, como a moda feminina e masculina, design de interiores, maquiagem, cabelos, etc.


Apesar de tanta modernidade e tecnologia, as tendências surgem de tudo aquilo que é humano, o que faz com que as pessoas, mesmo que sem perceber, se tornem ainda mais humanas.

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