Escola em Vila Propício recebe oficinas práticas gratuitas de arte, cultura e até formação presencial para o turismo
- Redação Ogoiás

- 24 de set
- 4 min de leitura
A proposta reserva três dias intensos de oficinas práticas de artes, teatro, música, leitura, além da formação para o turismo sustentável, com vagas para alunos e comunidade. O município já foi contemplado com 1.500 livros do projeto, distribuídos em três escolas da rede pública de ensino da região

Nos próximos dias 30 de setembro a 2 de outubro, Vila Propício (GO) será palco de uma intensa programação cultural e formativa promovida de forma gratuita pelo Instituto Brasil Solidário (IBS), em parceria com a Newave Energia, responsável pelo megaempreendimento fotovoltaico em construção em Barro Alto, Goiás. A programação será realizada na Escola Municipal Gedor de Assunção, incluindo oficinas em artes cênicas, desenho e pintura, música, fotografia, mediação de leitura com organização de acervo da biblioteca, além de oficinas criativas com práticas de sustentabilidade.
O município foi contemplado com a doação de 1.500 livros, sendo 500 destinados à escola sede das oficinas, junto com mobiliário completo para incentivo à leitura, além de 3 câmeras fotográficas que ficarão disponíveis para projetos de Educomunicação. As formações devem mobilizar mais de 400 pessoas, entre educadores, alunos, gestores e comunidade, com um encerramento especial no último dia, reunindo apresentações de teatro, música, fotografia e atividades culturais produzidas pelos participantes.
Um dos destaques será ainda a formação para o turismo sustentável, realizada com turmas do Ensino Médio e membros da comunidade. A proposta é valorizar o território local por meio da identificação de patrimônios culturais e ambientais, utilizando um "Mapa dos Tesouros da Natureza", feito pelo projeto, além de um guia inédito, distribuído gratuitamente durante a ação, como recursos pedagógicos. A atividade incentiva o olhar investigativo dos estudantes, ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental e estimula o turismo sustentável como alternativa de geração de renda.
A jornada representa parte das etapas de formações presenciais no município. Em um primeiro momento, as ações aconteceram durante a Jornada Pedagógica, com capacitações para os educadores, seguida da montagem da biblioteca, incluindo toda a revitalização e pintura artística dos espaços literários. Nesta nova fase, o foco é ampliar o alcance das atividades em oficinas presenciais envolvendo diretamente os estudantes e a comunidade em experiências práticas e culturais.
Segundo Luis Salvatore, diretor-presidente do IBS, o projeto amplia o acesso à arte e cultura por meio de práticas sustentáveis e replicáveis. “Temos atuado em Vila Propício ao longo de todo o ano com formação continuada, EAD e presencial. Agora, as oficinas com alunos e educadores serão promovidas ainda com uso de material reciclado, incentivando criatividade, engajamento comunitário e até iniciativas que podem gerar renda para as famílias dos estudantes”, ressaltou.
Para Vivian Blaes, diretora de Recursos Humanos da Newave Energia, a presença em Vila Propício reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável da região. “O projeto que realizamos em parceria com o Instituto Brasil Solidário mostra o quanto acreditamos que a educação, a arte e a cultura são ferramentas poderosas de transformação social. Ao mesmo tempo em que construímos nosso parque solar, trazendo energia limpa e novas oportunidades para a comunidade, também queremos deixar um legado que vá além da infraestrutura, fortalecendo professores, estudantes e a cultura local.”
Além do investimento direto da Newave Energia e do parque fotovoltaico Barro Alto, as diversas ações do Plano Bienal Brasil Solidário são financiadas com recursos incentivados pela Lei Rouanet, junto a parceria de instituições e empresas privadas, numa grande Aliança pela Educação. Participam empresas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra - Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. O Instituto Brasil Solidário também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.
No Brasil, o projeto tem mobilizado uma programação cultural e formativa intensa nas 5 regiões do Brasil, todas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e trabalhando as competências socioemocionais com uso de jogos.
Formação continuada também no EaD
Além das oficinas presenciais o projeto está com inscrições abertas para os cursos EaD, que envolvem desde formações em História da Arte, Desenho e Pintura, Xilogravura, Fotografia, Rádio Escolar, Incentivo à Leitura, Música, Oficinas Criativas, Primeira Infância, Teatro de Bonecos até capacitação em oficinas de planejamento familiar e atividades com conceitos de sustentabilidade.
A proposta abre oportunidade para as capacitações ofertadas de forma gratuita aos educadores de escolas públicas de todo o Brasil, incluindo acesso ao conteúdo da plataforma, além de aulas interativas com participação de profissionais da educação das cinco regiões do Brasil. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram do Instituto Brasil Solidário: @brasilsolidario, para ter acesso ao formulário de inscrição.
Sobre o IBS
O Instituto Brasil Solidário é uma organização social sem fins lucrativos – OSCIP – voltada à valorização do ser humano, com projetos de cunho educacional, de fomento às habilidades cognitivas e desenvolvimento socioemocional.
Com propostas mobilizadas em escolas públicas dos 26 estados do Brasil, as atividades integram as mais diversas áreas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo. Com 25 anos de atuação, o IBS consolida-se como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina com o projeto Vamos Jogar e Aprender e jogos da família PIC$.
Sobre a Newave Energia
A Newave Energia é uma empresa dedicada a fornecer energia renovável competitiva, atuando desde a construção e operação de usinas até a comercialização, destacando-se por compromisso com tecnologia, inteligência, governança e gestão de riscos. O parque solar Barro Alto é um empreendimento fotovoltaico em construção em Barro Alto, Goiás. O projeto terá capacidade de cerca de 452 MWp, ocupando aproximadamente 800 hectares, utilizando 731 mil painéis solares, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2026. O parque visa aumentar a geração de energia solar em Goiás em 22%,
SERVIÇO
Oficinas Práticas em Vila Propício (GO)
Data: De 30/09 a 02/10
Horário: 08h às 17h
Local: Escola Municipal Gedor de Assunção
(BR-414 S/N Centro. Assunção de Goiás)











