top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Estudante de Campos Belos vence concurso Jovem Senador 2022

A jovem, juntamente com sua orientadora, representará Goiás na Semana de Vivência Legislativa, em Brasília

Foto: Preprodução/Seduc

Vitória Costa Dias, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Professora Antusa, do município de Campos Belos, venceu o concurso Jovem Senador 2022. Na edição deste ano, o concurso de Redação teve como tema “200 Anos de Independência: Lições da História para a Construção do Amanhã”.


A representante de Goiás é do município de Arraias que fica localizado no Tocantins. Segundo a estudante, ela sempre morou no estado vizinho, mas, em razão da qualidade da Educação goiana e as oportunidades que são oferecidas aos estudantes goianos, veio fazer o Ensino Médio em Goiás.


De acordo com Vitória, essa foi a primeira participação dela no concurso, por isso, o apoio e o estímulo dos professores e da família foram essenciais. “Inicialmente eu não acreditei na notícia de que havia ganhado, pois foi a primeira tentativa, mas, quando vi a postagem oficial fiquei imensamente feliz. Dedico essa vitória ao meu pai, falecido de Covid-19, que foi o meu maior apoiador”, conta a estudante.


Preparação e apoio

Para participar do concurso de Redação, Vitória contou com o apoio da professora de Língua Portuguesa, Andra Ribeiro, que orientou e auxiliou a aluna no processo da produção de texto. A professora participa do Programa Jovem Senador desde 2015 e essa já é a terceira vez que um dos seus estudantes representa o estado de Goiás.


Segundo a professora, o Jovem Senador já faz parte das suas ações e assim que o período de inscrições começa, as turmas dão início nos trabalhos sobre o eixo temático específico nas aulas de produção de texto, que são desenvolvidas na disciplina de Núcleo Diversificado. Assim, as melhores redações são analisadas e selecionadas.


Para Andra, apesar de já ser a terceira vez que um aluno seu é selecionado, a sensação foi única. “Saber que outro estudante meu vai vivenciar uma semana no Senado, é uma sensação incrível. Sinto-me privilegiada e ainda mais motivada para continuar sendo agente de transformação na escola que eu atuo e na vida dos meus alunos”, ressalta Andra Ribeiro.


Semana de Vivência Legislativa

O Programa Jovem Senador tem como proposta selecionar 27 jovens senadores entre estudantes do Ensino Médio das redes públicas estaduais de Educação, sendo um de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.


Os vencedores, junto com seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, que ocorrerá no período de 27 de junho à 1° de julho de 2022, em Brasília, no Distrito Federal. Como premiação, os jovens senadores receberão um Notebook Lenovo BS145 com software Microsoft Windows 10 Pro instalado.


Programas e oportunidades

Assim como a equipe da unidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio da Superintendência de Ensino Médio, apoia e incentiva os estudantes a participarem, ao máximo, de ações como o Programa Jovem Senador. A superintendência coordena diversos projetos e programas, como esse, voltados aos jovens estudantes. Estas ações abrem oportunidades para os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos, desenvolverem sua autonomia e, principalmente, a capacidade de compreenderem melhor o mundo à sua volta.


De acordo com a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim, ações dessa natureza inspiram os estudantes a refletirem acerca de temáticas/situações que impactam a sociedade, despertando a criticidade e promovendo o protagonismo juvenil.


Jovem Senador 2022

O programa Jovem Senador é promovido pelo Senado Federal, por meio da Secretaria Geral de Mesa, da Secretaria de Comunicação Social e da Secretaria de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, e das Consultorias Legislativa e de Orçamento, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e com o apoio da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, dos demais estados e do Distrito Federal.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page