Goiânia já tem calendário de vacinação contra Covid-19 para crianças
- Redação Ogoiás

- 12 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
Estratégia da Secretaria Municipal de Saúde leva em consideração a chegada de doses pediátricas ao município até o dia 17 de janeiro. Pasta disponibilizará 15 pontos para aplicação do imunizante

Com a inclusão de crianças entre 5 a 11 anos de idade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), Goiânia iniciará a aplicação dos imunizantes para este público ainda este mês, a partir do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde que está previsto para chegar à capital até o dia 17 de janeiro. Conforme levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capital goiana conta com 120 mil crianças aptas para receber a primeira dose pediátrica do imunizante.
“A imunização de nossas crianças representa mais um passo em direção à superação da batalha contra a Covid-19. Pedimos aos pais e responsáveis que fiquem atentos às datas e locais de vacinação. Somente o esforço coletivo trará o resultado que desejamos”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
Em relação à vacinação infantil, a recomendação é para que todas as crianças sejam imunizadas. “Para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, a Prefeitura de Goiânia já está preparada e recomenda a ação. A vacina tem cumprido o seu papel. Para isso, vamos disponibilizar, assim que as doses chegarem, 15 pontos para aplicação do imunizante”, explica o titular da SMS, Durval Pedroso, acrescentado que o calendário da SMS é de 17 de janeiro a 12 de fevereiro. “Buscamos nesse período vacinar o maior número de crianças possível”, disse.
O secretário Durval Pedroso ressalta ainda que a vacinação será realizada com a vacina da Pfizer, autorizada para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, levando em consideração que dosagem das crianças é menor que a dos adultos, mas tem a mesma eficácia, conforme demonstrado por estudos já publicados.
Para o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, a vacina possui composição específica para a faixa etária de 5 a 11 anos. “Conforme preconizado em Nota Técnica, as doses não serão administradas junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado, por precaução, um intervalo de 15 dias”, explica o superintendente, salientando que os 15 postos de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h, sem agendamento.
Confira o calendário de vacinação das crianças:
De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos
De 20 a 22 de janeiro: crianças de 10 anos
De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos
De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos
De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos
De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos
De 10 a 12 de fevereiro: repescagem
Locais de vacinação das crianças:
Centro Municipal de Vacinação (CMV)
CS Cidade Jardim
Ciams Novo Horizonte
UPA Novo Mundo
USF Goiânia Viva
USF São Francisco
USF Jardins do Cerrado IV
USF Leste Universitário
USF Parque Santa Rita
USF Jardim Guanabara I
USF São Judas Tadeu
USF Alto do Vale
USF Vila Mutirão
USF Boa Vista
USF Recanto das Minas Gerais










