top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Senador Canedo completa 34 anos nesta semana

O município comemora a emancipação política no momento em que se destaca na prestação de serviços e se consolida entre os dez principais de Goiás

Senador Canedo completa 34 anos nesta semana
Foto: Xande Manso

No dia 1º de junho, Senador Canedo chega aos 34 anos de emancipação. Neste tempo, se destaca na economia, e é considerada uma das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Goiânia. Sede do maior polo petroquímico da Região Centro- Oeste, com a base do Terminal da Transpetro/Petrobras, o setor de serviços ainda é um grande gerador de receitas e impulsiona o desenvolvimento do munícipio. Na programação, desfile cívico-militar que será realizado na próxima quinta-feira, na Região Central da Cidade. À noite, tem a apresentação do show da dupla Jorge & Mateus, na antiga Estação Ferroviária.


Há muita história para contar de Senador Canedo. O primeiro nome da cidade foi Esplanada, rota de grandes boiadas e de atividades agrícolas. Até o ano de 1953 foi um povoado de Bela Vista de Goiás, até ser elevado a distrito de Goiânia. Um grande marco foi a chegada da ferrovia, com a estação de Senador Canedo inaugurada em 1950. O nome era homenagem ao senador Antônio Amaro da Silva Canedo, antigo proprietário das terras, primeiro político goiano representante no Senado Federal. Pouco tempo depois, o local tinha um novo nome, e dezenas de novos moradores que vieram com a obra dos trilhos e, mais tarde, com o desenvolvimento do transporte férreo.


Senador Canedo na década de 1980, teve outro importante crescimento populacional, com a chegada do transporte coletivo e o projeto do então governador Henrique Santillo, o Goiás Hortigranjeiro. Foi o período do surgimento de novas escolas, de ensino fundamental e também ensino médio, com a implantação do Colégio Pedro Xavier Teixeira. E pela Lei 10.435, de 9 de janeiro de 1989, teve sua emancipação autorizada pela Assembleia Legislativa. No dia 1º de junho teve a primeira eleição, com a abertura da Câmara Municipal de Vereadores e votação do primeiro prefeito.


Cidade que cresce

Não só em números econômicos, o município se destaca como um dos mais promissores de Goiás. É uma das dez cidades que mais contribuem para o Produto Interno Bruto de Goiás, de acordo com cálculos do Instituto Mauro Borges, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Senador Canedo é também destaque no crescimento populacional, que ganha novos moradores continuamente. A cidade possui em torno de 130 bairros, 9 distritos industriais. No último Censo, dados do IBGE estimavam mais de 153 mil habitantes.


Qualidade de vida é destaque, com investimentos em diferentes setores. A segurança pública, conta com amplo monitoramento, com mais de 1,5 mil câmeras espalhadas por toda cidade, policiamento preventivo e ostensivo. Construção e reformas de praças e espaços públicos, criação de novas vagas na educação, com incentivo a professores e servidores públicos fazem parte da realidade atual de Senador Canedo. Grandes obras que mudam a infraestrutura da cidade estão em curso. O saneamento básico e demais áreas para permitir o crescimento sustentável de Senador Canedo ganham atenção especial.


Programação

O desfile cívico-militar acontece na Avenida Dom Emanuel, no Jardim Todos os Santos, a partir das 9 da manhã. Nele, estarão envolvidos escolas, órgãos públicos e forças de segurança. São esperados quase 2 mil pessoas no desfile, que tradicionalmente atrai um grande público às ruas no feriado de Senador Canedo.


Show

Já no período noturno, será a vez da apresentação da dupla Jorge & Mateus, uma das mais consagradas do país, que interpreta os grandes sucessos da carreira. A apresentação será realizada na Estação da Cultura, ponto tradicional de manifestações artísticas de Senado Canedo, que vai receber uma estrutura especialmente montada em função da festa. Antes da dupla, haverá a apresentação de nomes locais. A programação começa às 19:30 horas, com entrada franca para a população.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page