top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Caiado empossa novos presidentes da Ceasa e da Codego

Pastas serão responsáveis por fortalecer rede de abastecimento de alimentos e implementar novos distritos agroindustriais, entre outros investimentos

Governador Ronaldo Caiado faz novas trocas no primeiro escalão do governo: “importância é que a população sinta as melhorias” - Foto: Wesley Costa

O governador Ronaldo Caiado empossou nesta sexta-feira (02/6) os novos titulares da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). As pastas serão comandadas pelo ex-deputado federal Francisco Júnior e pelo agropecuarista Manoel Castro de Arantes, o Fião de Castro, respectivamente. De acordo com Caiado, os gestores são “pessoas qualificadas e competentes” e terão o desafio de atrair novos negócios, ao mesmo tempo em que levam emprego e segurança alimentar aos cidadãos.


“O importante é que a população sinta as melhorias”, afirmou o chefe do Executivo estadual, após a solenidade de posse, realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Nesse sentido, destacou o trabalho social desenvolvido pela Ceasa, por meio de iniciativas como o Banco de Alimentos, que arrecada doações de permissionários e produtores. O espaço deve continuar recebendo melhorias em infraestrutura e modernização, como um projeto de geração de energia fotovoltaica.


O novo presidente da Ceasa terá a missão de gerir uma estrutura com mais de 3 mil parceiros, entre concessionários e permissionários, e movimentação diária de 15 mil pessoas. “Agradeço a oportunidade de assumir a Ceasa. É uma honra muito grande, vamos cumprir o que o estatuto e as normas dizem para ser feito nessa companhia”, ressaltou Fião de Castro. Ele também deverá continuar as tratativas para instalação de um sistema de biogestor para tratamento de até 25 toneladas de resíduos produzidos no local.


Já a gestão da Codego deverá concluir o processo de implementação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em área adquirida no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. O investimento será de aproximadamente R$ 140 milhões. “O foco da gestão deve ser quem precisa dela. Tem de ser para o desenvolvimento do estado, atenção aos prefeitos e atenção à população que mais precisa de emprego, oportunidades e desenvolvimento”, destacou o novo presidente, Francisco Júnior.


O deputado Renato de Castro, filho do novo presidente empossado, publicou em suas redes sociais o carinho e orgulho pelo pai: “O cargo agora, passa a ser liderado pelo meu pai, Manoel Castro de Arantes, que se dedicará com o mesmo afinco que conduziu os trabalhos na Codego, desde que deixei o cargo para me tornar deputado”, disse.


Renato ainda enfatizou a felicidade de ver o seu pai sendo empossado para estar a frente de uma companhia tão importante para Goiás, agora, ligada ao gênero alimentício: “Essa conquista, pai, é para mim, motivo de grande alegria, porque mostra a sua capacidade de liderança, e o seu compromisso com o nosso Estado de Goiás, e com o projeto do nosso governador em fazer ainda mais pelos nossos goianos”, escreveu.


A cerimônia contou ainda com a presença da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado; do vice-governador Daniel Vilela; e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Bruno Peixoto, além de outras autoridades.


Perfis

Natural de Goiânia, Francisco Júnior é formado em Direito, especialista em comércio exterior e possui mestrado em Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial pela PUC-GO. Eleito deputado federal em 2018, também foi deputado estadual por dois mandatos e vereador da capital. Antes de ir para o Legislativo, foi secretário de Planejamento de Goiânia, entre 2005 e 2008.

Presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) Manoel Castro Arantes - Foto: Wesley Costa

Manoel Castro Arantes é formado em Direito e Gestão Pública pela Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG). Foi eleito o vereador mais jovem da história de Goianésia, com 24 anos, e se tornou o presidente da Câmara entre nos anos de 1973 e 1974. No cargo de presidente da Codego, sucedeu o filho, ex-deputado estadual Renato de Castro, que esteve à frente da companhia por 13 meses.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page