top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Cavalhadas de Palmeiras de Goiás voltam acontecer nesta sexta-feira (17)

Iniciadas em 1908, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás completam 114 anos de existência

Cavalhadas de Palmeiras de Goiás voltam acontecer nesta sexta-feira (17/6)
Foto: Reprodução

Depois de dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás voltam a acontecer nesta sexta-feira, sábado e domingo (17, 18 e 19/6). As cores vermelhas e azuis vão circular no município a partir das 17h, com um desfile rumo ao Parque de Exposições Agropecuário, com saída da Praça São Sebastião.


Iniciadas em 1908, as Cavalhadas de Palmeiras de Goiás completam 114 anos de existência. A programação começa com com o agito de dezenas de grupos de mascarados na praça da cidade e em seguida com a tradicional Cavalgada e desfile de abertura. Também é realizada a Alvorada e a Missa das Cavalhadas.


O município ainda conta com uma particularidade em sua representação da luta entre mouros e cristãos: a participação de uma menina palmeirense que interpreta Floripes, filha do rei mouro, que é raptada pelo rei cristão e convence o pai a se converter ao cristianismo. O campo de batalhas das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás é no Parque de Exposições Agropecuário, onde são montados em torno de 80 camarotes particulares e palanques para abrigar autoridades, a banda e a aparelhagem de som, além de arquibancadas para 2 mil pessoas. O evento é realizado no período noturno sempre acompanhado da apresentação de shows após o fim das batalhas.


Lutas entre mouros e cristãos

O cenário das Cavalhadas consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica ocorridas entre os séculos IX e XV. Dois exércitos, com 12 cavaleiros de cada lado, encenam uma luta coreografada e repleta de ornamentos. Na festa, também há a presença dos Mascarados, que são personagens que representam o povo e saem às ruas, a pé ou a cavalo, promovendo algazarras. As batalhas duram de dois a três dias e, ao final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.


Programação:

Sexta-feira, 17/6 04h30 – Alvorada. Saída da Praça São Sebastião. 17h – Desfile rumo ao Parque de Exposições. Saída da Praça São Sebastião. 18h – Carreiras no Parque de Exposições. 21h – Show com Lucas Lucco e DJs.


Sábado, 18/6 04h30 – Alvorada. Saída da Praça São Sebastião. 17h – Desfile rumo ao Parque de Exposições. Saída da Praça São Sebastião. 18h – Carreiras no Parque de Exposições. 21h – Show com Jhon Amplificados e DJs.


Domingo, 19/6 04h30 – Alvorada. Saída da Praça São Sebastião. 08h – Missa das Cavalhadas, na Igreja Matriz de São Sebastião. 17h – Desfile rumo ao Parque de Exposições. Saída da Praça São Sebastião. 18h – Carreiras no Parque de Exposições.

Publicidade

Publicidade

Leia também

bottom of page